em

Por que as provocações fazem parte do crescimento de um profissional?

Chamado

Quando a gente diz que recebe uma provocação, quase sempre estamos achando que alguém quer tirar o nosso centro emocional, quer de alguma maneira nos desestabilizar fazendo com que emoções negativas aflorem em nosso pensamento e tomem conta da nossa atitude. Porém, quando a gente entende que o significado da palavra provocação vem de pró que significa adiante e vocal que significa chamar, a gente entende que provocação nada mais é do que o chamado para irmos adiante e aí começa a entrar na nossa mente um significado diferente sobre o quanto é importante na nossa vida sermos provocados.

*****

Conforto

Quando alguém nos provoca está nos chamando para evoluir, para nos desenvolvermos. Está nos dizendo que somos capazes de fazer mais. A grande questão é que algumas vezes entendemos que quem nos provoca está nos atrapalhando o conforto e isso é uma verdade. O nosso cérebro, a nossa mente sempre vai querer que estejamos em ambientes extremamente confortáveis em que não seja necessário pensar muito para agir. Geralmente nosso cérebro quer economizar energia, quer que repitamos os modelos mentais, quer que repitamos programas todos os dias para evitar que pensemos diferente.

*****

Estímulo

Isso está na nossa programação genética e quando alguém nos provoca essa pessoa está estimulando que pensemos diferente, que ajamos diferente, que aceitemos novos conceitos e isso talvez seja o grande entendimento que leva bons profissionais a crescerem mais rápido. É trabalhar com o que inicialmente é tido como adversidade, algo contrário, para ser algo que nos estimule a crescer. Por isso eu te provoco. Reflita! Se as provocações não são sim o que fazem você evoluir no seu dia-a-dia. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.