em

Por que é tão difícil desenvolver talentos dentro das organizações?

Aptidão

O desafio de desenvolver talentos dentro de uma organização é algo que você encontra em qualquer tipo de empresa e em qualquer tipo de segmento. O primeiro passo é entender o que é talento e segundo, quais são as formas de se fazer esse desenvolvimento. Talento vem do latim “talentum” que significa uma inclinação, um desejo de fazer, de realizar, embora com o passar do tempo tenha se transformado numa espécie de dom especial, numa espécie de aptidão natural e que leva a pessoa a uma performance muito superior.

*****

Dom

Uma vez entendido que talento é identificar o que a pessoa já tem como inclinação natural é importante você avaliar se de repente não está querendo envolver talentos mal percebidos. Às vezes as empresas tentam forçar a barra elegendo um profissional para desempenhar determinada tarefa acreditando que ele é capaz não apenas de aprender a excelência daquela atividade como ainda ele é capaz de criar um talento como se isso fosse a mesma coisa daquela inclinação natural. Vamos entender isso! Um talento é o dom que a pessoa tem e que faz com que ela desempenhe com extrema facilidade, com extrema qualidade determinado tipo de tarefa, diferentemente de toda a capacidade que os profissionais têm de aprender e desempenhar bem determinada tarefa.

*****

Mapear

Desenvolver talentos requer em primeiro lugar que uma empresa eleve, melhore sua capacidade de percepção, de detecção dos dons naturais, das inclinações que um profissional normalmente apresenta na hora de elegê-lo para um desenvolvimento. Então a dica de hoje é antes de querer desenvolver, com muita humildade, primeiro melhore sua capacidade de identificar, de mapear talentos dentro da sua empresa. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.