em

Por que é tão difícil encontrar gente que entenda de gente dentro das empresas?

Crença

Uma das reclamações muito comuns que a gente escuta dos empreendedores e também dos gestores é sobre ser muito complicado achar pessoas que consigam entender de pessoas, portanto gerenciar equipes, liderar pessoas dentro das organizações. Por que isso acontece? Em primeiro lugar um dos principais motivos é que muita gente ainda tem a crença que basta ter competência técnica. Isso porque querer entender as pessoas não é algo fácil. Diferentemente da técnica quando você domina uma máquina, quando você domina uma metodologia, você tem um ambiente estável, bem diferente de você tentar antever o comportamento das pessoas, compreender os motivos que levam outras pessoas a se comportar de determinada maneira.

 

*****

Repetir

Consequentemente é muito mais difícil e muito menos estável que você consiga prever o comportamento de uma ou mais pessoas dentro de uma equipe. É importante também ressaltar que o comportamento das pessoas, de todos, depende da carga emocional, do momento emocional que cada uma dessas pessoas está vivendo. Significa que quando uma pessoa demonstra algum tipo de comportamento não se pode pretender que ela repita esse comportamento em iguais condições pelo menos não em tese. É diferente entre um modelo científico clássico em que determina que um fenômeno possa ser repetido quando e em quais condições.

 

*****

Analisar

Quando falamos de pessoas, isso não vale porque os sentimentos e a carga emocional variam consideravelmente. É por isso que a neurociência tem sido cada vez mais um requisito para que se consiga desenvolver, evoluir os profissionais, os gestores, dentro do mundo corporativo. Resumindo, quando se fala de encontrar gente que entenda de gente dentro das empresas, todo gestor deve começar a analisar se não está incentivando que a competência técnica basta para se desenvolver uma carreira dentro da sua empresa. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.