em

Por que em tempos de pandemia o convívio passa a ser ainda mais importante?

Mudanças

Nesses momentos em que muita gente está trabalhando em casa no chamado home office pouca gente dá atenção para o chamado convívio que é viver junto. Antigamente viver junto significava você chegar na empresa e cumprimentar fisicamente as pessoas, mas perceba que a gente vivia num ambiente extremamente estável. Logo as regras eram conhecidas e respeitadas por todos de uma maneira muito tranquila. Agora em tempos de pandemia você às vezes conversa com o seu colega mediante uma videoconferência, por um mecanismo qualquer da internet. Perceba também que o ambiente está mudando de uma forma gradual, porém constante.

****

Junto

Por consequência, o que percebemos é que as regras também sofrem alterações e nem sempre há tempo suficiente para que a empresa, para que as pessoas envolvidas, para que a liderança comunique a todos qual é a nova norma vigente. É nesse ponto que o convívio passa a ser uma variável importante para que as empresas consigam sobreviver em meio a tantos problemas junto ao mercado. O convívio significa saber viver junto com as diferenças dos outros, junto com as dúvidas dos colegas, junto com essa mutação, essa alteração que nem mesmo a própria empresa consegue descrever ou perceber. Em bom português significa que nós profissionais hoje em dia devemos abaixar radicalmente as nossas defesas, devemos estar mais abertos para novas ideias e principalmente buscar compreender todas as variáveis que estão promovendo as mudanças.

*****

Flexibilidade

A sociedade está enfrentando um novo momento para toda a humanidade, o chamado novo normal. Contudo, o mais importante que isso é entender que enquanto este ambiente não passar a ser estável novamente, as regras, o comportamento e principalmente a diferença entre o que é certo e o que é errado estarão em constante mudança e aperfeiçoamento. Aquele que for mais flexível, aquele que for mais compreensivo em relação a essas mudanças sofrerá menos e automaticamente terá mais chance de ter êxito nesse novo ambiente que está sendo construído todos os dias. Pense nisso e tenha um excelente final de semana.

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.