em

Por que entender o comportamento humano é também entender qual será o seu futuro?

Motivos

Toda vez que a gente fala em compreender mais sobre o comportamento humano algumas pessoas logo pensam em palestras de motivação, em liderança ou então em algum tipo de mecanismo que você possa manipular as pessoas. Entretanto, conhecer o comportamento humano é tentar compreender quais os motivos que levam alguém a praticar determinado ato, a se comportar de determinada maneira, em cada situação da sua vida. E agora vem um detalhe importante. Nos últimos anos tudo o que conhecemos sobre gestão de empresas está se alterando.

 

*****

Histórico

Antigamente, lá pela década de 80 e inicio da década de 90, o profissional mais valorizado dentro das organizações era, sem dúvida alguma, o profissional financeiro, porque num ambiente de muita inflação no Brasil essa era a pessoa que fazia a diferença entre a alegria e a tristeza dentro de uma empresa. Depois, a partir da segunda metade da década de 90, o que aconteceu foi a valorização dos profissionais de gestão de pessoas. Era o momento em que todo mundo precisava ser desenvolvido. Era necessário que lideranças fossem preparadas, que profissionais fossem melhor qualificados e a área de recursos humanos passou a ser batizada de diversas maneiras: capital humano, talento humano e assim foi.

 

*****

Entender

Porém, chegou um momento em que essas áreas perceberam que entender do comportamento humano não é restrito apenas à liderança. Ao contrário, para chegar a ser líder um profissional desde o começo tem de já ter essa sensibilidade sobre como as pessoas se comportam. Por isso minha recomendação de hoje para você é: pare de achar que comportamento humano é simplesmente entender como motivar ou como liderar pessoas. Compreender o comportamento humano é a grande saída para quem quer se dar bem no futuro. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.