Visão Empresarial
Por que métodos racionais costumam não dar certo na gestão da mudança nas empresas?

Comportamento

Cada vez que queremos utilizar apenas da racionalidade para envolver as pessoas num processo de gestão de mudanças temos uma forte probabilidade de encontrar apenas frustração e há um motivo muito específico para isso. Todo processo de mudança envolve uma mudança comportamental, o que significa que sentimentos devem obrigatoriamente estar sendo envolvidos na sua proposta. Em bom português, se você propõe para sua equipe de maneira extremamente fria e racional que vários processos sejam alterados e principalmente que o comportamento das pessoas seja alterado, fatalmente você terá baixo grau de adesão porque as pessoas só se envolvem em processos de mudanças por dois motivos.

 

*****

Medo

O primeiro é quando o processo de mudança não desperta nelas o medo. Pode ser o medo de perder a posição, o medo de não dar certo, o medo de ser descartado, o medo de não ser devidamente útil para a equipe. Quando o medo está instalado fatalmente a pessoa tem dificuldades de aderir a um processo de mudanças. Perceba que medo está longe de ser algo racional, pois ninguém decide racionalmente ter medo. Ao contrário, o medo surge e racionalmente tentamos apenas controlá-lo. Se de um lado tentamos bloquear o processo de gestão de mudanças, de outro a sensação de ter um futuro melhor pode fazer com que as pessoas elevem o seu grau de adesão e de participação do processo de mudanças. Algo assim: você propõe à equipe que apesar dos riscos que essa mudança possa trazer ela também traz o horizonte de muitas oportunidades.

 

*****

Sentimentos

Se todos performarem bem poderão encontrar o reconhecimento ainda maior no futuro. Poderão se encontrar num estágio de evolução profissional muito mais elevado do que hoje se aderirem e participarem. Resumindo, métodos racionais não envolvem as pessoas porque dispensam o uso necessário e fundamental dos sentimentos. Logo, gerenciar sentimentos como medo e ao mesmo tempo estimular sentimentos positivos como a expectativa de algo melhor podem ser sim os fatores fundamentais para que um processo de mudança dê certo numa empresa. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha