Comportamento
Cada vez que queremos utilizar apenas da racionalidade para envolver as pessoas num processo de gestão de mudanças temos uma forte probabilidade de encontrar apenas frustração e há um motivo muito específico para isso. Todo processo de mudança envolve uma mudança comportamental, o que significa que sentimentos devem obrigatoriamente estar sendo envolvidos na sua proposta. Em bom português, se você propõe para sua equipe de maneira extremamente fria e racional que vários processos sejam alterados e principalmente que o comportamento das pessoas seja alterado, fatalmente você terá baixo grau de adesão porque as pessoas só se envolvem em processos de mudanças por dois motivos.
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Medo
O primeiro é quando o processo de mudança não desperta nelas o medo. Pode ser o medo de perder a posição, o medo de não dar certo, o medo de ser descartado, o medo de não ser devidamente útil para a equipe. Quando o medo está instalado fatalmente a pessoa tem dificuldades de aderir a um processo de mudanças. Perceba que medo está longe de ser algo racional, pois ninguém decide racionalmente ter medo. Ao contrário, o medo surge e racionalmente tentamos apenas controlá-lo. Se de um lado tentamos bloquear o processo de gestão de mudanças, de outro a sensação de ter um futuro melhor pode fazer com que as pessoas elevem o seu grau de adesão e de participação do processo de mudanças. Algo assim: você propõe à equipe que apesar dos riscos que essa mudança possa trazer ela também traz o horizonte de muitas oportunidades.
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Sentimentos
Se todos performarem bem poderão encontrar o reconhecimento ainda maior no futuro. Poderão se encontrar num estágio de evolução profissional muito mais elevado do que hoje se aderirem e participarem. Resumindo, métodos racionais não envolvem as pessoas porque dispensam o uso necessário e fundamental dos sentimentos. Logo, gerenciar sentimentos como medo e ao mesmo tempo estimular sentimentos positivos como a expectativa de algo melhor podem ser sim os fatores fundamentais para que um processo de mudança dê certo numa empresa. Pense nisso!
Luciano Salamacha