em

Por que o conceito de meritocracia vai mudar quando as empresas voltarem ao normal?

Empatia

Antes da crise as empresas tinham um critério para medir o mérito de um profissional. Algumas pessoas eram valorizadas pelo grau de engajamento que apresentavam na cultura da empresa e outros por sua vez eram valorizados pelo grau de empatia que tinham nas relações interpessoais com os seus colegas. Já outras pessoas ainda eram valorizadas pelo quanto conheciam da empresa e o quanto conheciam do histórico de seus clientes. Tudo isso compunha uma espécie de estratégia, de política que a empresa utilizava para estabelecer critérios de meritocracia.

 

*****

Qualificação

Esses critérios levavam as pessoas a serem promovidas, a receber algum tipo de mérito dentro da empresa em função do seu desempenho, mas a partir do momento em que a crise chegou se percebe claramente que as empresas mudarão esse critério. Passarão a questionar os profissionais muito mais sobre o quanto eles se preocupam em estar habilitados a contribuir com a empresa, o quanto esses profissionais, de maneira individual buscaram, inclusive durante o período da crise, mais qualificação, saber mais sobre novas competências e adquirir novas habilidades para desempenhar em prol dos objetivos da empresa.

 

*****

Dinamismo

As empresas entenderam que no momento da crise elas devem se preocupar em manter as suas portas abertas, em serem sustentáveis. E, de outro lado, os profissionais também devem exercer a autocrítica para entender o que devem aprender, onde devem melhorar e que tipo de competência será exigida deles quando tudo voltar ao normal. Resumindo, a meritocracia vai mudar sim porque o que vai ser reconhecido como mérito pelas empresas será a capacidade dinâmica de um profissional de atingir resultados e de estar qualificado para situações novas enquanto que aquelas pessoas que aguardam que a empresa diga o que tem de ser feito fatalmente ficarão com o segundo plano. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.