em

Por que profissionais erram quando se concentram demais em explorar seu pontos fortes?

Visão

Algo natural no mundo corporativo é a reclamação das pessoas que mediante tantas atividades perdem o foco e não conseguem os resultados desejados. De outro lado sempre escuto de muitas pessoas também que devem manter o foco e consequentemente terão como resultado algo extremamente positivo. O problema é que com o passar do tempo parece que algumas coisas não dão certo e o motivo é simples. Tão importante quanto você explorar um ponto forte que tem, tão importante quanto você manter o foco naquilo que realmente importa dentro da empresa, é também você ter uma visão periférica, que é o eu chamo foco invertido, para observar se não está deixando vulnerável demais algum ponto fraco.

 

*****

Minando

Às vezes nos preocupamos tanto em conseguir os resultados que nos esquecemos de fazer o que é chamado normalmente como o mais simples, o necessário, a rotina. Nesse caso, de um lado você pode estar construindo algo extremamente positivo e de outro lado pode estar tendo todo esse resultado minado e destruído simplesmente porque não dedicou alguns minutos ou segundos da sua vida, do seu dia-a-dia, para monitorar possíveis problemas que estão nascendo e crescendo. Aliás, tenho testemunhado muitos profissionais que quando tinham um problema pequenininho acabaram deixando de lado, tentando assim manter o foco apenas no que consideravam importante.

 

*****

Proteger

Porém aquele pequeno problema ganhou tanta evidência e tanta representatividade no dia-a-dia que se tornou até mesmo maior e mais nocivo para a carreira do profissional do que todos os resultados positivos que o seu foco trouxe. Resumindo, meu amigo, de um lado você tem de explorar seus pontos fortes sim, mas de outro lado não pode deixar de proteger as suas vulnerabilidades, os seus pontos fracos.  Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.