em

Por que quanto mais tento agradar a equipe, menos me sinto um bom líder?

Paternal

Quando se fala em liderança logo muita gentepensa que ser líder é ser aquela pessoa agradável que quando chega dentro da empresa recebe beijos e abraços e principalmente que exerce um papel de quase paternidade, um papel de pessoa que agrada todos, que diz sim quando as pessoas pedem e, de alguma maneira,que evita qualquer tipo de confronto ou algum tipo de discussão dentro da empresa, dentro da equipe.

*****

Conceito

Entretanto, isto está muito longe de ser o conceito de liderança moderna. Antigamente as pessoas acreditavam que a boa liderança era aquela que fazia acontecer e depois a boa liderança era aquela que democratizava as decisões e finalmente as pessoas aprenderam que tudo isso é válido desde que a justiça esteja predominante no ambiente de trabalho. Algumas vezes as pessoas se preocupam tanto em querer agradar os interesses individuais que acabam se afastando do conceito do que é justo.

*****

Justiça

Ponderemos que mesmo aquele gestor que não sorri tanto, que costuma ser muito rigoroso nas suas cobranças, mas sempre cobra aquilo que precisa e deve ser melhorado, aquilo que não foi bem desempenhado, e que cobra a todos do mesmo jeito sem nenhum tipo de distinção passa a ser um gestor que é reconhecido pela equipe também como alguém que é justo. A justiça é um princípio de sustentação da verdadeira liderança. Na coluna Visão Empresarial dessa semana vou comentar mais sobre o perfil do líder para o futuro.

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.