em

Por que somos tão suscetíveis às influências que o ambiente oferece?

Informações

O ser humano tem uma forma muito ampla de se comunicar. Pode ser por gestos, por movimentos e até mesmo por ficar completamente imóvel, transmitimos algum tipo de informação. Também os sons que emitimos e as palavras que utilizamos servem para designar um conjunto muito grande de informações do que simplesmente a palavra em si. É aí que surge uma nova área dentro do conhecimento chamada memética. Os memes são aqueles sons, aqueles símbolos ou qualquer outra forma de comunicar e que dá algum tipo de significado para as pessoas.

 

*****

Memes

Significado é uma expressão que vem do latim e quer dizer signos que basicamente são sinais, mais a raiz facere que significa fazer. Portanto, significado é um sinal que te leva a fazer alguma coisa. Nos últimos tempos, os memes se notabilizaram principalmente na internet, mas pouca gente observa o quanto os memes estão presentes no nosso dia-a-dia corporativo e o quanto os memes afetam o nosso processo decisório. Imagine uma situação onde você está numa empresa e começa a receber um conjunto muito grande de informações por parte de algum colega de que o mercado estará difícil, que as coisas estarão cada vez mais complicadas e esse conjunto de informações começa a ser construído na sua mente de maneira que signifique que você deve ter cautela.

 

*****

Vulneráveis

Em ato contínuo você tem de tomar uma decisão a respeito de um investimento. É inevitável que todo este conjunto informações que você recebeu influencie fortemente a sua tomada de decisão. Por isso que hoje em dia a recomendação é você fazer uma proteção memética, ou seja, tomar cuidado para não cair na sedução de acreditar em absolutamente tudo que te faz bem, que você quer acreditar. A memética é a ciência que te ensina o quanto somos vulneráveis em relação aos estímulos, aos significados que recebemos no dia-a-dia.

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.