em

Por que ter razão pode não ser o suficiente para manter um bom relacionamento profissional?

Equipe

Para ter um bom relacionamento profissional algumas pessoas acreditam que basta ter a razão sobre determinada situação e, na prática, eu costumo lembrar que ter razão e ficar sozinho dentro de uma empresa, dentro de uma equipe, pode não ser a melhor opção. E tenha certeza de que não é uma opção inteligente e muito menos profissional, pois dentro das organizações os heróis, aqueles que fazem de tudo para salvar a comunidade e que morrem no final, nem sempre são as pessoas que melhor sabem trabalhar em equipe. O trabalho em equipe exige flexibilidade, exige principalmente que a pessoa entenda que não adianta nada ter razão sobre determinada situação se, por sua vez, não é capaz de envolver as pessoas.

*****

Atitude

Não adianta ter razão se não é capaz de comunicar adequadamente os seus argumentos e inclusive envolver as pessoas em torno daquilo que esse profissional que acha ter razão, acredita. Eu recordo ao leitor que para resolver questões difíceis de relacionamento profissional baseado nos princípios da negociação você vai ter de ceder um pouquinho para conquistar outro pouco e assim, quando os dois começam a ceder é que o relacionamento se constrói. Lembrando, relacionamento profissional não é uma opção, é uma necessidade para todos os envolvidos, mas se ninguém tomar uma atitude, se alguém não agir tomando o primeiro passo é difícil que as coisas se resolvam.

*****

Equilíbrio

É necessário ter também reciprocidade porque o que um faz o outro tem de retribuir senão a relação pode encontrar desequilíbrio. Nada na vida que está em desequilíbrio tende a ser proveitoso, tende a ser construtivo, ainda mais no mundo corporativo. Lembre-se de que se as coisas estão extremamente deterioradas você pode até buscar um mediador, alguém que auxilie as duas partes a entender melhor a situação principalmente traduzindo o que o outro fala, porém não faça do mediador um juiz para que você cresça na raiva e no ódio, para que você aumente a distancia que tem com a outra parte. Mediadores buscam o consenso e não um vencedor para ter obrigatoriamente um derrotado. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.