em

Por que ter um número de referências para avaliar meu desempenho?

Eleger

Nós, seres humanos, nascemos de maneira despreparada para o mundo corporativo, diferentemente daquela programação que já vem naturalmente na nossa vida e que faz com que uma criança busque o alimento, que lutemos ou fujamos quando é necessário, ou ainda quando formamos bandos para encarar o perigo. No mundo corporativo é diferente. Nós somos o conjunto de referências positivas e negativas que recebemos e aqui está a grande dica de hoje: todo profissional deve procurar eleger um conjunto de referências e quanto mais melhor, para o seu comportamento, para guiar as suas atitudes.

 

*****

Chance

Por exemplo, pode ser que você tenha tido uma experiência extremamente positiva com o chefe, porém essa experiência era única e exclusivamente na hora de vender um produto. Ao contrário, justamente uma pessoa completamente oposta, discreta, tímida, até mesmo introvertida, é uma referência para você quando for tratar de assuntos sigilosos, e assim por diante. De uma forma prática, quanto maior for o volume de referências que temos maior é a chance de desenvolvermos a nossa própria personalidade.

 

*****

Conjunto

Não é porque alguém é referência para você num determinado assunto que obrigatoriamente todo e qualquer assunto deverá ser ouvido, deverá ser ponderado. Às vezes, você poderá respeitar muito a opinião de uma pessoa num determinado ambiente, num determinado assunto, mas em outros sequer você pondera utilizar a opinião da mesma pessoa. É assim, criando um conjunto amplo de referências que um profissional garante e estimula o seu próprio desempenho, o seu próprio crescimento. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.