em

Por que um profissional deve sempre eleger referências para comparar o seu desempenho?

Lição

Nos últimos dias nós nos surpreendemos com um recorde na maratona. Pela primeira vez na história alguém conseguiu correr 42.195m em menos de duas horas. Apenas como curiosidade significa que essa pessoa, esse atleta, correu em média 21 km por hora e ainda, correu uma média de 5 a 6m por segundo para poder vencer em apenas um minuto trezentos e tantos metros e consequentemente vencer os 21 km em uma hora. Se esse é um ponto-chave o que isso tem a ver com o mundo corporativo e qual a lição que podemos tirar para a nossa vida?

 

*****

Necessidade

Da mesma maneira que um atleta de alto rendimento, altamente qualificado e com a melhor tecnologia à sua disposição necessita colocar no meio da corrida desde o primeiro momento até o momento final, em tempos diferentes, os chamados coelhos, corredores profissionais que entram para correr ao lado dele e auxiliá-lo a dar o ritmo da corrida. Percebeu? Por mais tecnologia que exista, por mais qualificação que um profissional tenha ainda assim será necessário sempre ter à sua volta outras pessoas que sirvam como referência para que ele continue elevando seu desempenho.

 

*****

Reflexão

Neurocientificamente isso se explica de maneira extremamente simples. Nós, seres humanos, somos seres que dependem e necessitam viver em bandos. Fica aqui uma reflexão para você leitor da coluna Visão Empresarial: será que você tem participado de bandos de pessoas que são referência ou você participa de bandos que te impedem de evoluir e melhorar as referências de desempenho na sua vida? Pense nisso porque afinal é a sua vida que está em jogo.

 

Luciano Salamacha

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.