Marketing e Negócios
Por que uma empresa precisa de um blog?

Por que ter um blog? Sempre que precisamos pesquisar algo na internet, recorremos ao Google, não ao Facebook ou ao Instagram, por exemplo. Se você quer que sua empresa seja encontrada no Google quando alguém busca sobre o produto ou serviço que sua empresa vende, você precisa ter um site com blog.

 

Eduque e informe as pessoas

Um dos maiores motivos para ter um blog é que ele permite educar e conduzir seu potencial cliente através de uma jornada de compra. Você já parou para pensar em quantas empresas estão lutando por espaço na cabeça do consumidor apenas no momento final da compra, quando ele já decidiu que quer comprar? Geralmente, elas fazem isso através da publicidade tradicional, com diversos anúncios nos mais diferentes formatos, tentando convencer o consumidor de que é a melhor opção.

Chamamos isso, dentro do Inbound Marketing de Fundo de Funil. E é importante anunciar para o fundo de funil! Você deve continuar fazendo ações para “aparecer” para os clientes nesse momento, portanto, não deixe de fazer suas ações de mídia tradicional.

Entretanto, existem outros estágios no funil, em que os clientes se encontram em outros momentos da compra. O Topo de Funil e Meio de Funil, são momentos onde o cliente ainda não está 100% decidido se vai comprar ou se realmente precisa daquele produto. Inclusive, pode ser que nem passa na cabeça dele que ele pode precisar daquilo. Neste momento, você pode impactá-lo oferecendo informações que o auxiliem a caminhar durante a jornada de compra para chegar até a decisão final de comprar. Exemplos disso, são posts de blog que geram interesse no consumidor por algo que ele sabe que tem certa relevância, mas ainda não está 100% convencido disso.

 

Seja encontrado na internet

Outro bom motivo para ter um blog, é que ele auxilia e muito para que o site da sua empresa fique melhor posicionado no Google sem precisar recorrer a anúncios pagos de Adwords. O Google só se tornou o que é hoje, se pautando na missão: tornar a internet um lugar melhor para quem está navegando. Por isso, ele valoriza tanto conteúdos bem escritos e relevantes. O que o Google quer, no fundo, é oferecer resultados recheados de sites realmente bons, com conteúdos úteis e relevantes, seja qual for o assunto que a pessoa pesquisou. Escrevendo bons conteúdos e alinhando isso com uma boa estratégia de SEO, é possível chegar na primeira página do Google para usuários que estão buscando termos relacionados ao segmento em que a sua empresa atua. E claro que, ganhando posições no Google, consequentemente seu site vai ter muito mais visitas e, consequentemente, vendas.

E agora você pode estar se perguntando: “Mas como vou usar meu blog para atrair visitantes para o site da minha empresa?”. A resposta fica para a próxima coluna, ou fale com a gente.

Felipe Ecco. O autor é content manager da agência de publicidade yard.