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Por que uma empresa precisa de um blog?

 

Por que ter um blog? Sempre que precisamos pesquisar algo na internet, recorremos ao Google, não ao Facebook ou ao Instagram, por exemplo. Se você quer que sua empresa seja encontrada no Google quando alguém busca sobre o produto ou serviço que sua empresa vende, você precisa ter um site com blog.

 

Mas qual a diferença entre um site e um site com blog?

 

Um blog é um site, inclusive existem muitas empresas que têm apenas blog. Mas também é possível ter um site e um blog ao mesmo tempo.

 

Em um site, você fala sobre a sua empresa, produtos, serviços e diferenciais. Já em um blog, você deve focar em publicar conteúdos interessantes para o seu público-alvo, gerando relacionamento e fazendo com que sua marca crie autoridade sobre a sua área de atuação.

 

Deu para ter uma noção da importância de um blog? Então continue lendo o texto para entender porque você está perdendo tempo se ainda não criou um blog para a sua empresa.

 

Motivo 1: Educar o cliente e informar pessoas

 

Um dos maiores motivos para ter um blog é que ele permite educar e conduzir seu potencial cliente através de uma jornada de compra. Você já parou para pensar em quantas empresas estão lutando por espaço na cabeça do consumidor apenas no momento final da compra, quando ele já decidiu que quer comprar? Geralmente, elas fazem isso através da publicidade tradicional, com diversos anúncios nos mais diferentes formatos, tentando convencer o consumidor de que é a melhor opção.

 

Chamamos isso, dentro do Inbound Marketing de Fundo de Funil. E é importante anunciar para o fundo de funil! Você deve continuar fazendo ações para “aparecer” para os clientes nesse momento, portanto, não deixe de fazer suas ações de mídia tradicional.

 

Entretanto, existem outros estágios no funil, em que os clientes se encontram em outros momentos da compra. O Topo de Funil e Meio de Funil, são momentos onde o cliente ainda não está 100% decidido se vai comprar ou se realmente precisa daquele produto. Inclusive, pode ser que nem passa na cabeça dele que ele pode precisar daquilo. Neste momento, você pode impactá-lo oferecendo informações que o auxiliem a caminhar durante a jornada de compra para chegar até a decisão final de comprar.

 

Exemplos disso, são posts de blog que geram interesse no consumidor por algo que ele sabe que tem certa relevância, mas ainda não está 100% convencido disso. Talvez você mesmo que está lendo este post, já sabe alguma coisa sobre blogs corporativos mas ainda não está 100% convencido e ainda se pergunta "Por que ter um blog?". Isso significa que você não está no fundo de funil e precisa de mais informações para se convencer de que vale a pena fazer esse investimento. Por isso, o blog é a melhor ferramenta de marketing digital para criar presença online de longo prazo.

 

O blog é uma das vias da jornada de compra do consumidor.

 

Motivo 2: Fica muito mais fácil de ser encontrado na internet

 

Outro bom motivo para ter um blog, é que ele auxilia e muito para que o site da sua empresa fique melhor posicionado no Google sem precisar recorrer a anúncios pagos de Adwords. O Google só se tornou o que é hoje, se pautando na missão: fazer a internet um lugar melhor para quem está navegando. Por isso, ele valoriza tanto conteúdos bem escritos e relevantes. O que o Google quer, no fundo, é oferecer  resultados recheados de sites realmente bons, com conteúdos úteis e relevantes, seja qual for o assunto que a pessoa pesquisou. Escrevendo bons conteúdos e alinhando isso com uma boa estratégia de SEO, é possível chegar na primeira página do Google para usuários que estão buscando termos relacionados ao segmento em que a sua empresa atua. E claro que, ganhando posições no Google, consequentemente seu site vai ter muito mais visitas e, consequentemente, vendas.

 

Se você estiver com dificuldades e acha que precisa de auxílio profissional, fale com a gente.

 

 

Felipe Ecco, o autor é content manager da agência yard.

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