em

Posso ter potencial para fazer tarefas que não me dão realização profissional?

Controles

Imaginemos como seria o mundo se as pessoas só tivessem potencial para realizar atividades que lhes dão realização profissional. Em primeiro lugar nós teríamos um problema de incapacidade de desenvolvimento. Em segundo, nós teríamos uma dependência muito forte das pessoas umas com as outras para que conseguissem atingir sucesso. Tome como exemplo uma pessoa com aptidão ou com um potencial para ser um empresário, que tem capacidade de criar produtos, de vender produtos, de se relacionar com clientes. Entretanto, se essa pessoa não desenvolver o potencial de fazer controles mínimos a respeito do quanto vende, de quais são suas metas, de quanto ele espera de lucro, de como evitar prejuízos, enfim desenvolver o potencial de fazer alguns tipos de controle, efetivamente esse profissional já nasceria literalmente quebrado.

*****

Necessidades

É por isso que nós temos de entender que temos um conjunto de talentos e esses talentos estão conectados com aquilo que nós podemos chamar de vocação, daquela voz que nos chama a desempenhar determinada situação. Como talento eu entendo aquilo que nós fazemos com extrema facilidade e que conseguimos resultados extremamente satisfatórios ou até mesmo que excedem o normal, portanto com excelência. Mas nós também temos potencial para desempenhar algumas atividades que não são prazerosas, pelo menos para nós, mas que são necessárias para que os nossos talentos e a nossa vocação consigam atingir os seus resultados.

*****

Mínimo

Assim, se uma pessoa se propõe a desempenhar uma atividade baseada na sua vocação e no seu talento, ela também tem de entender que tem potencial para fazer o mínimo necessário em outras áreas que não vão lhe dar a realização tão grande quanto o seu talento e a sua vocação proporcionam, mas que lhe oferecem condições de harmonia, condições de sustentabilidade para que ela desempenhe bem, de uma maneira plena todas as suas vocações, todos os seus talentos. Resumindo, potencial é a capacidade que temos de desempenhar determinada tarefa que não necessariamente vai nos dar a realização, mas que vai garantir que as outras atividades que nos realizam consigam efetivamente serem colocadas em prática. Pense nisso! Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.