em

Prêmio Sangue Novo no Jornalismo revela novos talentos e destaca veteranos

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) promoveu mais uma edição do tradicional Prêmio Sangue Novo no Jornalismo, realizado desde 1995.

O Prêmio Sangue Novo possui 23 categorias e tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de ensino nas faculdades de jornalismo, bem como dar espaço e visibilidade para os novos talentos da profissão quando estes completarem a graduação. De acordo com o diretor-presidente do SindijorPR, Gustavo Vidal, o Sangue Novo começou de forma tímida, porém, com o passar dos anos, foi crescendo cada vez mais. “O Prêmio Sangue Novo surgiu em 1995, com 60 participantes divididos em seis categorias. Com o tempo, tanto os estudantes quanto as universidades compraram esta ideia e passamos a contar com uma participação cada vez maior. No ano passado tivemos 626 trabalhos inscritos. Neste ano, foram mais de 360 trabalhos. São números que impressionam e que motivam o SindijorPR a seguir adiante com esta ideia”, revela.

Profissionais reconhecidos no mercado participam como jurados

Vidal acredita também que o Sangue Novo pode ser encarado como uma espécie de “cartão de visitas” do estudante, uma vez que profissionais reconhecidos no mercado participam voluntariamente como jurados do prêmio, que é um dos principais apoios que o SindijorPR recebe. “O Sangue Novo mostra todo o potencial destes estudantes e, não raro, eles acabam sendo contratados pelas empresas de comunicação daqui do Paraná. Também chama a atenção a qualidade e o profissionalismo que os estudantes dedicam aos seus projetos. Eles entendem que entregar um excelente trabalho pode abrir portas para eles futuramente”, avalia.

Aproximação entre universidades, professores e estudantes

A diretora de formação do SindijorPR e uma das organizadoras do Sangue Novo, Silvia Valim, conta que uma das vantagens do prêmio é a aproximação entre universidades, professores e estudantes. “Criamos o Coletivo Chega Junto para discutir ideias e tentar sempre melhorar o evento com as sugestões e críticas que chegam por meio dessa interação. É uma forma de mostrar que o SindijorPR preocupa-se, na prática, com o futuro do jornalismo”.

Redução de filiados e busca de parcerias e apoiadores

No entanto, tem sido desafiador manter eventos culturais organizados por instituições como o SindijorPR em todo o Brasil. Pela primeira vez o Sindicato não pôde contar com um patrocínio. Com isso, a diretora comemora que tenhamos neste ano mais uma premiação. “O sindicato acredita que concluir mais uma edição do sangue novo é verdadeiramente uma vitória, uma vez que estamos passando por um período de grandes hostilidades contra os sindicatos de todo o país e com isso sofremos também as consequências da redução no número de filiados em todas essas entidades sindicais. Isso quer dizer que as condições financeiras para investir em ações culturais como o prêmio ficam limitadas. No entanto, descobrimos que por meio de parcerias, instituições e pessoas que acreditam em ações como essa, é possível realizar. A prova disso é que no dia 1º de novembro nos encontramos com professores e estudantes de todo o Estado”, afirma Valim.

Parceria com o Canal Futura e outras empresas identificadas

A diretora reitera que um trabalho deste porte precisa de ajuda para continuar acontecendo. "Estamos felizes, pois pudemos contar com uma parceria importantíssima, que é do Canal Futura que, além de compor o corpo de jurados, também foi responsável pela confecção dos troféus, já tradicionais no prêmio", finaliza Valim.O SindijorPR ainda contou com o apoio de empresas como a CTRLS e a DOHMS WEB, que há anos já acompanham o sindicato, a Universidade Positivo que cedeu espaço e mão-de-obra para a cerimônia de premiação, profissionais da própria direção do SindijorPR, além da IKA Malas, que oferece brindes aos trabalhos vencedores”, encerra.

Texto: Flávio Augusto Laginski.

 

Curtas:

* Feira Mundo Bike em novembro no ExpoBarigui. Com a grande expansão do universo ciclístico, acontece em Curitiba, entre os dias 8 e 10 de novembro, a FEIRA MUNDO BIKE destinada aos amantes do ciclismo e para o público em geral, que deseja começar a pedalar e ainda não sabe o que comprar. Ela acontece no ExpoBarigui, reunindo em um só lugar expositores com lançamentos, tendências, peças, serviços, acessórios, vestuários, nutrição esportiva e muita tecnologia, para ciclistas amadores, profissionais e para toda a família. Mais informações: https://www.facebook.com/feiramundobike.

*Empresa contrata Programadores Web Sênior com experiência em suporte e acompanhamento de projetos e tarefas com tecnologias de vanguarda. Manutenção de Sistemas & Módulos em PHP + MySQL. Vivência em interpretação de projetos e necessidades de sistemas Acompanhamento de processos para sugestão de melhorias. Programação de páginas dinâmicas em PHP + MySQL. Manutenção/Alterações em Banco de Dados MySQL. Utilizar na programação os padrões definidos pelo time de desenvolvimento. Necessários conhecimentos em: PHP + MySQL e lógica de programação. Conhecimentos em projetos WEB. Hospedagem de arquivos e permissões de pasta. Aberto a adaptação a novas tecnologias.  Garantimos sigilo. R$ 7.000,00+pacote de benefícios e muitos desafios! Mais informações: 99123-7933

 

Frase:

“É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” (Einstein)

 

*HAMILTON FONSECA

Fale com a gente e participe com sugestões de temas: [email protected]
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.