em

Quais os cuidados tomar na hora de escolher quem será referência para avaliar seu desempenho?

Fruto

Todos nós profissionais sempre buscamos aprender algo com alguém e por um motivo simples. Os seres humanos nascem com uma programação de fábrica, vamos chamar assim, que são aquelas questões básicas de competição, sobrevivência, luta, fuga. Entretanto, no aspecto profissional somos o fruto do meio onde vivemos. Não é que não tenhamos personalidade, mas essa personalidade vai sendo influenciada todo o tempo por pessoas que agem de maneira positiva que deixam na gente o desejo de repetir esse comportamento e ao mesmo tempo por pessoas extremamente negativas e que nos deixam uma marca de como não fazer as coisas.

 

*****

Exigência

Portanto, fica uma dica, um cuidado para você tomar na hora de escolher alguém como referência. Não cometa o mesmo erro de um amigo meu que numa empresa elegeu um autor para ser utilizado como referência de comportamento e passou a exigir que todos na empresa agissem da mesma maneira. Se, por ventura, aquele autor que escreveu o livro com as suas experiências fazia tai chi chuan antes de começar a trabalhar não significa que na sua empresa todos terão de fazer o mesmo. Nada contra o exercício de tai chi chuan.

 

*****

Adaptação

Simplesmente não houve a adaptação necessária, a customização, a personalização necessária para que essa empresa efetivamente colha os frutos das boas experiências que o autor do livro quis oferecer. Resumindo, na hora de eleger uma referência tome cuidado de adaptar, de dar a sua personalidade, o formato ideal da teoria que está estudando, da experiência bem sucedida que outro teve, em outra organização. Afinal, se você não customiza pode estar longe dos acertos que a pessoa teve e ainda potencializando os erros que ele não cometeu. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.