em

Quais os pilares para que uma equipe consiga trabalhar no modelo de autogestão?

Consciência

Um dos primeiros fatores que são necessários para que uma equipe trabalhe em autogestão é que cada profissional da equipe tem de ter consciência pelo que é responsável e principalmente do quanto a sua tarefa contribui para o todo. Logo, para ter maturidade profissional para trabalhar em ambientes de autogestão é necessário que um profissional esteja disposto a realmente declinar do seu interesse individual para pensar no coletivo. Consequentemente, se o primeiro pilar é que a pessoa tenha ciência da sua responsabilidade, da sua entrega, o segundo é que haja uma declaração inequívoca dentro da empresa sobre qual é o objetivo da equipe.

 

*****

Clareza

Quando a empresa não deixa evidente, não deixa explícito e principalmente não deixa de forma inequívoca quais os objetivos que essa equipe deve atingir automaticamente o que acontece é que cada pessoa, cada integrante da equipe passa a presumir o que é melhor para a empresa. Diferente de ter uma noção clara e inequívoca do que a empresa espera. Quando uma empresa não deixa evidente seus objetivos ela permite que seus profissionais acabem presumindo o que deve ser e então vem o terceiro pilar importante para que se consiga um processo de autogestão.

 

*****

Paciência

Se o primeiro é que cada pessoa saiba exatamente o seu papel dentro da equipe e o segundo é que a empresa tenha comunicado claramente o objetivo a ser atingido, o terceiro pilar é que cada profissional entenda que sem ceder ele não vai conquistar. Significa que cada pessoa deve ter em mente que para atingir o objetivo maior nem sempre o seu objetivo pessoal ou então a sua necessidade, serão colocados como prioridade. Uma pessoa só vai conseguir participar de um grupo focado em autogestão se ela tiver ciência e tiver a paciência e a intenção de ser o último da fila se isso for necessário para atingir os objetivos corporativos. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.