em

Qual o principal erro que muitas empresas cometem quando o assunto é responsabilidade social?

Falsidade

Eu já vi várias situações em que uma empresa se orgulha de manter um programa intensivo de responsabilidade social, ou seja, a empresa faz questão de devolver à comunidade tudo que dela retira seja sob a forma de benefício ou de algum tipo de benfeitoria no investimento que faz naquela comunidade. É também comum que a gente perceba em algumas empresas um ato de falsidade extremamente grande. São aquelas empresas que, se de um lado dizem que auxiliam várias comunidades, que adotam creches, que adotam escolas e tudo o mais, de outro maltratam os seus próprios funcionários trabalhando com eles numa condição quase que sub-humana.

*****

Funcionários

Como exemplo, eu me recordo de uma empresa que conheci, que se vangloriava perante o mercado de fazer um conjunto muito grande de ações em várias áreas da comunidade, porém seus funcionários eram privados de uma série de direitos e o que era pior, nem sempre o mínimo dos direitos trabalhistas eram respeitados. A consequência é que era considerada uma empresa falsa perante o próprio mercado porque esquecia que os seus próprios funcionários faziam o que é chamado de divulgação boca a boca, disseminando naquela comunidade que o que aquela empresa falava era muito, mas muito diferente daquilo que ela fazia.

*****

Proteção

A empresa dizia que cuidava bem das pessoas da comunidade, mas maltratava os seus próprios funcionários, dizia que se preocupava com o bem estar e a sustentabilidade das famílias carentes, mas tornava carentes vários profissionais de qualidade por uma espécie de achatamento na sua base salarial. O que eu aprendi com isso é que uma função básica das empresas, a responsabilidade social começa pela proteção e pela dedicação da empresa com seus próprios funcionários. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.