em

Quer dizer que posso ter minhas decisões influenciadas sem que perceba o que aconteceu?

Inconsciente

Um dos fatores mais interessantes sobre o processo decisório é a influência, é a participação do nosso inconsciente. Se de um lado eu acho que estou racionalizando toda uma decisão de outro lado eu também tenho fatores inconscientes que vão influenciar inclusive minha linha de raciocínio e é importante que um profissional entenda que ele deve desenvolver uma espécie de amplitude de decisão, ou seja, ter alguns tipos de perguntas que colocam em questionamento aquilo que você está recebendo como informação como quando alguém está disposto a comprar.

 

*****

Ampliar

Por mais que você fique feliz, pois a essência da sua empresa é vender, vale a pena sempre perguntar por que de repente esse cliente tem desejo de comprar muito mais do que comprava até hoje, ou então, aquele cliente que nunca quis comprar com você agora passa a desejar comprar. Não se trata, como diz o jargão popular, de jogar um balde de água fria sobre toda a sua empolgação, mas ao contrário, é ampliar a sua base de informações, é utilizar o princípio do contraditório para você ratificar, para você confirmar se aquela tendência, se aquela informação realmente é passível de que você aceite, você acredite e a utilize para tomar uma decisão.

 

*****

Questionar

Resumindo, nem sempre as informações, os significados meméticos chegarão à sua mente de maneira racional. Logo, todo cuidado é pouco e o processo do questionamento passa a ser relevante para que você coloque à prova toda e qualquer informação que receber. Lembre-se de que questionar não significa invalidar. Significa buscar mais elementos para confirmar a sua decisão. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.