em

Recrutamento e Seleção:  A boa comunicação é a base para a sua aprovação

A maneira de comunicar-se durante o processo de seleção (entrevista) pode ser considerada uma das principais armas do candidato para a conquista de uma oportunidade de emprego. Relatar claramente todas as informações contidas em seu currículo, proporcionarão maiores chances de entendimento e, por consequência, alinhamento do seu perfil com a oportunidade oferecida.

Descrever com objetividade as informações questionadas é a forma ideal para o entendimento do recrutador. O cuidado com o excesso de informações transmitidas, apresentando falta de foco e abordando temas não solicitados, podem ser prejudiciais à sua evolução no processo. Relatar de maneira sucinta os questionamentos realizados, proporcionarão ao entrevistador maior espaço para questionamentos importantes, adequados ao seu interesse e fundamentais para a vaga oferecida.

Discursos informais ou gírias são considerados como inadequados, sendo estes prejudiciais. Para a avaliação dos recrutadores, este modelo de comunicação será replicado pelo candidato dentro da organização, dificultando assim a efetividade de comunicação com funcionários, fornecedores e clientes. A formalidade é fundamental para a apresentação e a transmissão de informações por parte do candidato.

Outros aspectos como o tom de voz, a velocidade da fala e vícios de linguagem são valorizados durante o processo de entrevista. O candidato deverá estar atento a estes aspectos, apresentando o tom de voz adequado ao ambiente, mantendo a fala em velocidade pertinente ao entendimento e minimizando vícios de linguagem durante seu discurso.

Apresentando estas características de comunicação, o candidato terá oportunidade para mostrar suas habilidades técnicas, facilitando a condução do processo de avaliação por parte do recrutador e transmitindo características de atenção, cordialidade, foco e formalidade. Muitas destas características são avaliadas incialmente de maneira subjetiva, e o modelo de comunicação apresentado pelo candidato, é uma das fontes utilizadas para o levantamento destes traços comportamentais.

Marcos Henrique Martinez, proprietário da empresa B&M Consultoria

www.bmgestao.com

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.