em

Recrutamento e Seleção:  A importância da descrição de cargos

 

Avaliar profissionais em uma entrevista de emprego parece uma tarefa simples. Muitos empresários e recrutadores utilizam dos seus conhecimentos (básicos) sobre a função oferecida, para a condução do mesmo. Entretanto, estes conhecimentos podem ser superficiais, tornando prejudicial a avaliação das competências necessárias para o ideal desempenho das atividades, do novo profissional a ser contratado.

Visando minimizar falhas de um processo seletivo, muitas empresas utilizam a descrição de cargos, como uma ferramenta de apoio para a condução durante a entrevista. Este documento contém a descrição de todas as atividades, conhecimentos, habilidades e atitudes esperadas pela empresa, para o desenvolvimento adequado da função proposta.

A utilização deste documento como norteador do processo de avaliação, direciona os questionamentos a serem realizados e potencializa a análise de informações. A descrição de cargos deve ser composta para cada uma das funções existentes em uma empresa, sendo necessário a descrição de suas particularidades e conhecimentos essenciais.

A falta deste documento e/ou a não utilização do mesmo durante o processo de entrevista é considerado um dos principais erros para a análise de candidatos à uma vaga de emprego. Sua composição ou utilização irá minimizar aspectos interpretativos, proporcionando maior eficiência para a análise das competências, auxiliando na contratação do profissional correto para o cargo oferecido.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.