Mercado de trabalho e emprego
Recrutamento e Seleção: auxílio da internet para a conquista de um emprego

A tecnologia está presente em nossa rotina, através de smartphones, tablets, computadores e outros meios de interação via internet. A adaptação e interação com estes meios se torna quase uma exigência, sendo uma vantagem ou desvantagem de acordo com o nível conhecimento. Para profissionais que estão em busca de uma vaga de emprego, sua habilidade na utilização destas ferramentas e sua aplicação, facilitarão ou dificultarão o processo de recolocação no mercado de trabalho.

Atualmente, inúmeras empresas (de médio e grande porte) aderem a utilização da internet como o meio principal de divulgação de vagas e captação de currículos. Com ela é possível a divulgação massiva de informações pertinentes as vagas oferecidas, auxiliando na agilidade e assertividade do processo de recrutamento e seleção.

Como descrito em artigos anteriores, a disposição de currículos via internet, é o modelo mais efetivo na atualidade, para a apresentação inicial dos conhecimentos técnicos de um candidato. O cadastro e preenchimento de formulários em sites de empresas especializadas ou empresas contratantes é uma ótima maneira de dispor suas experiências aos profissionais responsáveis pela avaliação. A entrega de currículos impressos de maneira presencial é cada vez menos valorizada, além de exigir muita energia, investimento financeiro e de tempo por parte dos candidatos.

A apresentação inicial de currículos impressos está caindo em desuso, devido a aplicação de novas tecnologias. Mesmo assim, a disposição deste formato de currículo é essencial durante o processo de entrevista presencial, onde o candidato deve expressar seus conhecimentos e formaliza-los através da apresentação deste documento.

Em resumo, o contato inicial com empresas deve ser realizado a partir de canais específicos de cadastro de currículos e a apresentação de currículo impresso é imprescindível para a participação em uma entrevista. Entretanto, este modelo de disposição de currículos às empresas, está seguindo a tendência de aplicação das novas tecnologias no mercado corporativo. O candidato deve avaliar o modelo cultural da empresa ofertante, sendo possível a realização do contato inicial via telefone, identificando qual o canal ideal para o envio do seu currículo.