em

Recrutamento e Seleção: Como organizar um processo seletivo com qualidade?

Marcos Henrique Martinez Santos

 

O processo de contratação de novos profissionais pode ser considerada a “pedra no sapato” de muitas empresas. A falta de tempo, conhecimento e habilidades técnicas, são os principais dificultadores para que a contratação de profissionais com alto rendimento. Visando auxiliar neste processo, serão descritas dicas básicas, que poderão potencializar a captação de profissionais eficientes.

Divulgação de vagas:

A internet é um dos principais meios de divulgação de vagas na atualidade. Utilizar o site da empresa ou suas redes sociais, pode auxiliar na captação de currículos. Candidatos que realizem o cadastro através destes meios, demonstram identificação como os produtos ou serviços oferecidos.

  Canal específico de captação de currículos:

Criar um canal específico para o recebimento de currículos, é outra maneira eficiente para a organização dos processos de seleção em uma empresa. Estes canais poderão auxiliar tanto no processo de divulgação de oportunidades, como para a captação de currículos. O direcionamento de currículos à um local específico, irá oportunizar a criação de um banco de dados, que poderá auxiliar em oportunidades atuais e futuras.  A possibilidade de utilizar empresas de RH é considerado um meio eficiente para contratação de profissionais, onde poderão oferecer maior assertividade neste processo.

Atenção ao processo seletivo e aos candidatos:

A oferta de um ambiente adequado para a realização de uma entrevista é fundamental neste processo. Dispor de tempo, privacidade e atenção ao candidato, proporcionarão maior efetividade de avaliação e liberdade para o mesmo demonstrar todo os seu potencial. A definição de prazos de retorno e a sua efetivação demonstrarão respeito e comprometimento com o profissional avaliado.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.