em

Recrutamento e Seleção: o fantasma de empresas e candidatos

Marcos Henrique Martinez

 

Falar sobre Recrutamento e Seleção parece simples, entretanto essa atividade é muito complexa e fundamental para empresas, candidatos e toda a nossa sociedade.

Empresas descrevem que não conseguem contratar profissionais qualificados, comprometidos ou que estejam de acordo com a suas necessidades. Já os candidatos descrevem a concorrência, o alto nível de exigência das empresas e a necessidade de experiência prévia como barreiras para a conquista de uma oportunidade no mercado de trabalho.

E assim, com essas visões previamente estabelecidas, desconsideramos a importância de realizarmos um processo seletivo de qualidade, além de justificarmos nossa falta de preparo e qualificação para superarmos a concorrência! Este modo de enxergar o processo de contratação e as vagas disponíveis faz com que se crie um círculo vicioso de conformismo por parte de empresários e candidatos, onde todos saem perdendo.

As dificuldades apresentadas, até então, estão baseadas em um conceito simples de ser solucionado: a preparação! Realizar um processo seletivo adequado (respeitando as competências técnicas e comportamentais necessárias para a função, cultura e valores da organização) e a identificação prévia das questões a serem aplicadas são alguns dos fatores fundamentais para o sucesso em uma nova contratação. E também aos candidatos interessados em uma nova vaga!

A efetividade nesse processo acarreta diretamente em aspectos econômicos importantes para toda a sociedade e,muitas vezes não valorizados por empresas e candidatos.

Portanto, reconsiderar a importância na contratação de bons profissionais e a valorização de aquisição de qualificação técnica por parte dos candidatos é de suma importância para todos os envolvidos.

A partir de hoje, será um prazer compartilhar experiências, técnicas e temas fundamentais para o mercado de trabalho, emprego e qualificação! Assim será possível contribuir com a evolução e desenvolvimento da nossa comunidade, nossas empresas e a nossa cidade.

O autor é proprietário da empresa B&M Consultoria

www.bmgestao.com

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.