em

Recrutamento e Seleção:  Preparação para uma entrevista

Marcos Henrique Martinez

Fundamental para a conquista de uma oportunidade de emprego, a entrevista é o momento para a demonstrar suas experiências, habilidades e conhecimento técnicos. Entretanto, devem-se considerar alguns aspectos importantes na preparação e participação no processo como: o ajuste e alinhamento de informações contidas no currículo, a coleta de informações a respeito da empresa e oportunidade, além da “projeção” de possíveis questões abordadas.

Ajustes e alinhamento de informações contidas no currículo:

Apresentar o currículo com todos os ajustes, correções e atualizações, durante a entrevista é essencial para a avaliação do entrevistador. A identificação de erros ou a falta de informações transmite a sensação desatenção, pouca organização ou a possível intenção do candidato em ocultar informações a respeito de sua carreira. Estar alinhado e informado a respeito de todos os dados contidos no currículo, facilitarão o discurso e o relato de eventuais detalhes solicitados pelo recrutador, durante sua verbalização.

Coleta de informações sobre a empresa e oportunidade:

Apreciada por recrutadores, empresários e gestores, a coleta de informações prévias sobre a empresa e a vaga, demonstram valores como engajamento, proatividade e respeito pela oportunidade. Obter também informações sobre as atividades e conhecimentos necessários para o desempenho da função são valiosos, sendo interpretado pelo recrutador como o alinhamento de sua experiência com a oportunidade proposta pela empresa.

Projeção dos possíveis questionamentos:

Identificar possíveis questões a respeito de suas experiências ou habilidades, irão prevenir perguntas desconfortáveis ou imprevisíveis, que dificultarão o discurso do candidato. Além disso, estar consciente que perguntas relacionadas ao período fora do mercado, possíveis motivos de desligamento, cursos realizados e práticas exercidas em empresas anteriores, são comuns em muitas entrevistas. Parece simples, mas muitos candidatos não estão preparados para estas perguntas e poderão transmitir dúvidas ao recrutador, tornando assim sua avaliação pouco efetiva.

Conhecer a fundo todas as informações contidas em seu currículo, absorver informações sobre a empresa e sua cultura, além de projetar possíveis questionamentos, proporcionarão eficiência durante o processo de entrevista, transmitindo credibilidade e confiança ao avaliador. Estes aspectos irão auxiliar no controle e condução do processo, apresentando clareza de discurso e reduzindo possíveis dúvidas sobre o seu perfil.

Marcos Henrique Martinez, proprietário da empresa B&M Consultoria

www.bmgestao.com

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.