Marcos Henrique Martinez
Fundamental para a conquista de uma oportunidade de emprego, a entrevista é o momento para a demonstrar suas experiências, habilidades e conhecimento técnicos. Entretanto, devem-se considerar alguns aspectos importantes na preparação e participação no processo como: o ajuste e alinhamento de informações contidas no currículo, a coleta de informações a respeito da empresa e oportunidade, além da “projeção” de possíveis questões abordadas.
Ajustes e alinhamento de informações contidas no currículo:
Apresentar o currículo com todos os ajustes, correções e atualizações, durante a entrevista é essencial para a avaliação do entrevistador. A identificação de erros ou a falta de informações transmite a sensação desatenção, pouca organização ou a possível intenção do candidato em ocultar informações a respeito de sua carreira. Estar alinhado e informado a respeito de todos os dados contidos no currículo, facilitarão o discurso e o relato de eventuais detalhes solicitados pelo recrutador, durante sua verbalização.
Coleta de informações sobre a empresa e oportunidade:
Apreciada por recrutadores, empresários e gestores, a coleta de informações prévias sobre a empresa e a vaga, demonstram valores como engajamento, proatividade e respeito pela oportunidade. Obter também informações sobre as atividades e conhecimentos necessários para o desempenho da função são valiosos, sendo interpretado pelo recrutador como o alinhamento de sua experiência com a oportunidade proposta pela empresa.
Projeção dos possíveis questionamentos:
Identificar possíveis questões a respeito de suas experiências ou habilidades, irão prevenir perguntas desconfortáveis ou imprevisíveis, que dificultarão o discurso do candidato. Além disso, estar consciente que perguntas relacionadas ao período fora do mercado, possíveis motivos de desligamento, cursos realizados e práticas exercidas em empresas anteriores, são comuns em muitas entrevistas. Parece simples, mas muitos candidatos não estão preparados para estas perguntas e poderão transmitir dúvidas ao recrutador, tornando assim sua avaliação pouco efetiva.
Conhecer a fundo todas as informações contidas em seu currículo, absorver informações sobre a empresa e sua cultura, além de projetar possíveis questionamentos, proporcionarão eficiência durante o processo de entrevista, transmitindo credibilidade e confiança ao avaliador. Estes aspectos irão auxiliar no controle e condução do processo, apresentando clareza de discurso e reduzindo possíveis dúvidas sobre o seu perfil.
Marcos Henrique Martinez, proprietário da empresa B&M Consultoria
www.bmgestao.com