Coluna ADI Paraná
Sem fechamento
Orlando Kissner/Alep
Hussein Bakri (Foto: Orlando Kissner/Alep)

A Secretaria de Educação garantiu ao deputado Hussein Bakri (PSD) que nenhuma escola estadual será fechada no Paraná. Os 15 colégios, aventados com a possibilidade, continuarão abertos e manterão as matrículas para as séries que têm atualmente. Ao longo do ano letivo de 2020, essas escolas serão acompanhadas para avaliar a relação oferta-procura do número de alunos e, então, definir se elas têm condições de seguirem funcionando.

Diálogo

“Ficou demonstrado aquilo que prega o governador Ratinho Junior: diálogo e aprofundamento dos debates sempre na busca do consenso. A educação é uma luta de todos nós e uma das prioridades dessa gestão. Por isso, todas as escolas serão mantidas, nenhuma será fechada”, afirmou Hussein Bakri. 

Felicidade

“Felicidade, uma investigação” é o titulo do livro que o executivo Rogério Mainardes está lançando em parceria com a psicóloga Daviane Chemin.  A obra é o resultado de projeto que pesquisou os fatores que levam estudantes, professores e pais a se sentirem felizes e motivados para a vida escolar e familiar. O projeto teve a participação de escolas e universidades de Curitiba: colégios Maristas, Dom Bosco, Atuação, escolas Sagrado Coração, Pequeno Polegar e as universidades PUC,Positivo, Unicesumar e Opet, entre outras,

Patrocínio

O projeto e a obra foram patrocinados pelo Sindicato das Escolas Particulares do Paraná que está distribuindo gratuitamente o livro nas escolas particulares e secretarias  da educação estadual e municipais. O objetivo é auxiliar as escolas e famílias no relacionamento e integração no processo educacional do aluno, melhorando e ampliando o diálogo e a comunicação entre os protagonistas deste processo: escola, família e aluno.  

Denúncia

O deputado Filipe Barros (PSL) demonstrou-se contrário ao episódio ocorrido no colégio em Londrina e como medida entregou à ministra Damares Alves (Mulher, Família, Direitos Humanos) denúncia pedindo providência em relação ao ocorrido. "Entreguei à ministra a denúncia pedindo providências em relação à 'palestra' realizada no Colégio Hugo Simas, em Londrina, que teve beijaço gay e denegria a polícia". Segundo Barros, alguns professores estão doutrinando e tentando erotizar precocemente as crianças e adolescentes.

Selo A

Londrina se junta a Curitiba e Foz do Iguaçu na melhor categoria como principais destinos turísticos do Estado, além do potencial para atrair ainda mais visitantes. A classificação do Ministério do Turismo traz um panorama de 2019 a 2021. Londrina é uma cidade de imigrantes de diversas nacionalidades e a maior cidade do interior do Paraná, com mais de 500 mil habitantes. É conhecida por seus parques, pelos monumentos, pela produção agrícola e pela universidade estadual, a UEL.

Cuidados paliativos

O deputado Michele Caputo Neto (PSDB) compartilhou em suas redes sociais a aprovação do projeto de lei na Comissão de Direitos Humanos que trata dos cuidados paliativos. "O projeto incorpora os cuidados paliativos no sistema de saúde do Paraná e esperamos que ainda este ano entre na pauta de votação em plenário e vire lei. Vamos acompanhar de perto para que as pessoas tenham acesso a mais este avanço na área da saúde", disse.

Série do BRDE

Cases de sucesso que traduzem os projetos apoiados pelo BRDE estão sendo apresentados ao público. O Projeto Realizadores, websérie começou a ser produzida em julho. São 30 horas de gravações resumidas em nove vídeos com um minuto de duração. O conteúdo é exibido em rede nacional por meio do canal Globonews, está disponível no Youtube e redes sociais do banco. O projeto tem duração de dois meses e prevê nove histórias de empreendedores - três de cada estado.

Novembro Azul

Novembro, mês de conscientização sobre a importância de adotar hábitos saudáveis, do diagnóstico precoce e da realização dos exames necessários para detectar o câncer de próstata. O Instituto Nacional de Câncer aponta que pelo menos 68.220 novos casos são diagnosticados a cada ano, sendo a segunda causa de morte entre os homens com 14 mil óbitos anuais. Segundo o diretor da Sociedade Brasileira de Oncologia, Hézio Fernades, um em cada sete, oito homens vão ter câncer de próstata. "Quanto mais cedo você descobre o câncer de próstata, maior a chance de cura e maior a chance de que este homem continue vivo e sem sequelas”.

Municípios

O deputado Romanelli (PSB) criticou a proposta do governo federal de extinguir as cidades com menos de 5 mil habitantes e que não tenham arrecadação própria superior a 10% das receitas. Romanelli a classificou como “descabida”, “um desrespeito” e que foi elaborada por burocratas que não conhecem a realidade brasileira. No Paraná, conforme a proposta, podem ser extintos entre 100 e 64 municípios e no país, 1.254 cidades podem perder a autonomia político-administrativa. 

Descabida

“Deveríamos estar debatendo maneiras de fortalecer essas cidades. A extinção desses municípios vai precarizar os serviços públicos e prejudicar centenas de milhares de pessoas que vivem nas áreas rurais do país. É uma proposta descabida, construída dentro de gabinetes burocratas que parecem viver numa bolha em Brasília. Revela um profundo desconhecimento da realidade brasileira”, salientou Romanelli.

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.