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SEO: Por que seu site precisa dele?

Por: Felipe Ecco*

Um site sem SEO (Search Engine Optimization), é o mesmo que um carro de corrida com combustível comum: pode até funcionar, mas não será eficaz. Com técnicas de SEO bem aplicadas, você irá dar uma bela aditivada e fazer seu carro ter muito mais aceleração e velocidade, ou neste caso, fará com que seu site esteja muito melhor posicionado no Google e de maneira orgânica, isto é, sem anúncios pagos. Mas qual é a vantagem disso? Simples: quanto melhor for o posicionamento do seu site no Google, mais fácil ele será encontrado, gerando mais visitas e consequentemente mais vendas. Apesar desta lógica funcionar de maneira simples, trabalhar o SEO não é tão fácil assim. Existem diversas técnicas para serem aplicadas e recomendo que se aprofunde mais no tema. Mas de qualquer maneira, trouxe duas técnicas fundamentais para trabalhar o SEO, são elas:

 

– Conteúdo de qualidade: O ranqueamento do Google funciona por meio de robôs. Estes robôs visitam o seu site corriqueiramente, avaliando o que está publicado dentro dele, para em seguida compará-lo com o de seus inúmeros concorrentes e extrair uma análise final sobre qual está acima de qual. É por isto que o conteúdo de qualidade é tão fundamental. Existem inúmeros critérios que identificam a qualidade do seu conteúdo, desde o título de um post de blog, a velocidade em que seu site carrega, até mesmo se o usuário voltou ao Google depois de visitar a sua página (o que indica que o conteúdo que você apresentou para ele não é tão bom assim e não solucionou o problema dele. Como ter um conteúdo de qualidade? Eu poderia dar inúmeras dicas, que você pode encontrar no blog da yard., mas a principal delas é: crie e atualize seu site pensando em solucionar os problemas das pessoas.

 

– Palavras-chave: A avaliação que os robôs do Google fazem do seu conteúdo está sempre relacionada ligada ao uso de palavras-chave. Isto é, quais palavras são pesquisadas para se chegar até tal conteúdo. Pense da seguinte forma: quais são as palavras que seu futuro cliente utiliza quando está pesquisando por algo relacionado à área de atuação de empresa? São estas palavras que você deve trabalhar de forma otimizada nas páginas do seu site, pois quanto melhor trabalhadas elas forem, mais fácil será de os robôs do Google identificarem que seu site traz soluções relacionadas à tais palavras-chave. Mas não se iluda: não adianta encher seu site de palavras-chave se o conteúdo publicado não for de qualidade. Simplesmente não vai funcionar.

 

Estas são apenas duas das principais ramificações do SEO, existem diversas outras que precisam ser levadas em conta. Mas o que você precisa ter em mente é: se você quer aumentar as visitas do seu site de forma orgânica, obrigatoriamente vai ter que trabalhar o SEO. Minha dica é: comece verificando tudo o que está errado e que pode prejudicar o desempenho do seu site no ranqueamento do Google. Se você não tem tempo disponível ou conhecimento técnico para fazer este tipo de análise, está na hora de entrar em contato com a gente.

 

*O autor é publicitário e consultor yard.

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