Marketing e Negócios
SEO segue sendo fundamental em 2020

Você está com um problema relativamente simples, mas não sabe como resolver. Quais são suas opções? Pedir ajuda a um amigo, procurar um profissional ou pesquisar no Google. E muitas vezes, para procurar o profissional, você também pesquisa no Google. Certo?

 

Pois é, o Google manda e desmanda na internet há muito tempo e segue sendo o buscador mais usado, com mais de 95% da preferência dos usuários.

 

E esse é apenas um dos diversos argumentos possíveis para entender quanto o SEO (otimização de páginas para ranqueamento orgânico) segue sendo tão importante.

 

Há muito tempo, o Google tem um algorítimo que define quais sites e páginas irão aparecer nos primeiros resultados para determinadas palavras-chave. A lógica do algorítimo passa por mudanças constantes e, em geral, é um mistério. Porém, existem algumas práticas comprovadamente fundamentais para fazer com que seu site seja reconhecido como um domínio relevante para o algorítimo do Google indicar aos usuários que estão pesquisando. Podemos definir 2 categorias principais:

 

Relevância e qualidade do conteúdo:

O conteúdo da página do seu site, ou o artigo do seu blog deve ser bem escrito, com escaneabilidade e deve trazer informações relevantes para o consumidor. Se o usuário tem alguma dúvida e pesquisa no Google, ele precisa receber as melhores respostas possíveis na primeira página. Portanto, não escreva de qualquer jeito, apenas para encher linguiça. Fale como uma autoridade no assunto

 

Otimização para ranqueamento:

O segundo fator importante para ranqueamento é a otimização das páginas, isso engloba a inclusão de palavras-chave, títulos bem trabalhados, linkagem interna e externa, imagens com palavra-chave no título e outras pequenas características que, quando acumuladas, promovem grande influência no ranqueamento.

 

Fazer SEO não é fácil, principalmente na atualidade, em que diversos negócios já voltaram seus olhos para o ranqueamento orgânico, a competitividade é gigante. Mas como nada é impossível, ainda existem lacunas que estão prontas para serem preenchidas, o desafio é identificá-las e aproveitá-las da melhor maneira possível.

 

Felipe Ecco, o autor é content manager da agência yard.