em

Ser profissional significa cumprir rigorosamente tudo que a empresa exige?

Resultado

Muitas pessoas confundem esforço com resultados e, justamente por isso, acabam dedicando mais a sua energia e a sua motivação, para o processo, para a tarefa, e não para os resultados que essa tarefa apresenta. Profissionalismo exige a entrega de resultados e não apenas esforço. Quando você vai ao médico e está tendo problema, você não está interessado em saber o quanto o médico se esforçará no centro cirúrgico para lhe curar, para resolver o seu problema. O que você quer é o resultado. Você quer a sua melhora de saúde.

 

*****

Antagonismo

Um profissional tem de entender que ele deve entregar resultados e ponto final. Um segundo item que determina se um profissional que cumpre rigorosamente tudo o que a empresa exige pode não ser um bom profissional é o seguinte. É necessário agir com o que eu chamo de rigidez flexível e eu tenho consciência que estou afirmando rigidez flexível num processo de antagonismo, numa situação em que a primeira afirmação invalida a segunda, mas entenda isso. Agir com rigidez flexível significa ser rígido para fazer qualquer análise absolutamente como deve ser feita, seguindo todos os padrões, todas as regras, sem falsear, sem alterar nada.

 

*****

Flexível

Entretanto, ao mesmo tempo em que se é rigoroso para analisar uma situação deve-se também ser flexível para entender o que é melhor a ser feito em cada uma das situações. Um profissional de verdade age de maneira completa na rigidez do que deve ser feito quanto à análise, mas com o bom senso e a interpretação da realidade para tomar a decisão da ação. Resumindo, profissional é aquele que exige resultados, que segue com rigidez tudo o que deve ser feito, porém sempre agindo com a flexibilidade necessária para atingir o melhor resultado. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.