em

SETEMBRO AMARELO – Prevenção ao suicídio

Suicídio! Pouco se fala, mas muito se chora! Assunto complexo e ainda cheio de tabus, mas ao qual não se pode mais usar as vendas da ignorância, uma vez que os números aumentam a cada ano que passa.

 

NÚMEROS IMPACTANTES

UM SUICÍDIO A 40 segundos! É esta estimativa assustadora atual que acontece em todo mundo.  Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos, sendo que:

75% destes indivíduos são moradores de países de baixa e média renda.

No mundo acontece um suicídio a cada 40 segundos.

A cada morte, pelo menos seis pessoas são impactadas diretamente. 

Só no Brasil, 32 pessoas cometem suicídio todos os dias.

O que é Setembro Amarelo?

Diante de tais dados, o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) se unem para criar o Setembro Amarelo para prevenir o suicídio, lembrado dia 10 deste mês, como o Dia de Prevenção ao Suicídio.  Apesar deste número impactante poucas estratégias ainda existem para evitar essa tragédia. 

 

Qual é a situação atual em relação ao suicídio?

É CRÍTICA E ALARMANTE! E as consequências trazem dados estatísticos desesperadores.  Em 2015, o suicídio foi considerado a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo

 

Como o Setembro Amarelo começou?

Esta data foi criada em 2003 através da adoção de estratégias onde se , realizam cerca de 600 atividades em 70 países do mundo  todo, com o intuito de salvar vidas.

A campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As primeiras atividades realizadas pelo Setembro Amarelo aconteceram na capital do país, Brasília. Engajados ao projeto, já no ano seguinte várias regiões de todo o país aderiram ao movimento desenvolvendo ações preventivas significativas.

A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa em todo o mundo no dia 10 de setembro, data na qual é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Objetivos do Setembro Amarelo

O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o assunto de forma prática e direta.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.