em

Sono

Lílian Yara de Oliveira Gomes

CRP  08/17889

 

 

 

Palavra tão curta, porém de uma importância tão grande. O sono é uma necessidade básica. No entanto, no recém-nascido, a sua relevância é ainda maior, pois é durante o sono que se libera o hormônio do crescimento. É essencial que desde cedo, os pais incutam no bebe hábitos de sono e repouso. Provavelmente, nos primeiros meses, o bebe passará grande parte do dia a dormir, mas à medida que vai crescendo pode-se estabelecer  um horário diurno e outro noturno

Atualmente, “amamentar em livre demanda é dar o peito sempre que o bebe sentir vontade, sem horários pré-determinados e no ritmo da criança. De uns tempos para cá, o conceito da amamentação em livre demanda está ganhando cada vez mais espaço.

Apesar do conceito da amamentação em livre demanda estar mais difundido, a enfermeira especializada em amamentação Lorena Oliveira, do Blog da Lo, conta que muitas mamães ainda acham que precisam estipular um horário para amamentar o bebê ou, muitas vezes, são orientadas por alguns profissionais que ainda recomendam essa prática. Mas, na verdade, o ideal é praticar a amamentação em livre demanda, que traz inúmeros benefícios para a mãe e para o bebê.

            Mas, agora o que nos importa é o sono…

“Muitas vezes a noite é insuficiente para algumas pessoas descansarem. Em média, são necessárias 08 horas de sono para que o corpo humano possa se recuperar do cansaço diário”.

“Uma noite mal dormida gera desgaste no dia seguinte e acarreta uma série de enfermidades que muitas vezes nem imaginamos. É errado acreditar que durante o sono o cérebro fica passivo, pois é nessa hora que ele trabalha com maior intensidade, guardando as informações mais importantes do dia”.

“O objetivo final do sono não é prover um período de repouso: ao contrário do que acontece durante a anestesia geral, no sono, aumenta-se de forma notável a frequência de descargas dos neurônios (maiores do que os observados em vigília tranquila)”.

“O mundo moderno obriga as pessoas a dormirem cada vez menos. O ser humano está projetado para dormir de 8 a 10 horas a cada 24 horas, isso proporcionaria uma melhor qualidade de vida, contrapondo o que a sociedade moderna tem estipulado, prejudicando assim a saúde do indivíduo”.

A falta das horas sem dormir pode acarretar Ansiedade, Depressão, Síndromes variadas, Incapacidades e falta de Pró-atividade, aumenta o risco de Hipertensão, Obesidade, Infartos, AVC, Diabetes Tipo II e distúrbios de Colesterol no organismo e também aumenta a secreção do Cortisol, que eu denomino como “hormônio do envenenamento”, pois nos desiquilibra totalmente tanto no aspecto fisiológico como emocional.

Portanto, dormir é essencial à vida e à saúde!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.