Mundo da Música
The Beatles - Rooftop Concert

No dia 30 de Janeiro de 1969, há 46 anos, a famosa banda britânica The Beatles faria sua última apresentação ao vivo antes da banda se dissolver em meados de 1970. O show foi realizado no telhado da gravadora Apple, em Londres. Chamado de Rooftop Concert, fez parte das gravações do filme e do álbum Let It Be, último álbum de estúdio dos Beatles, realizado em 1970.

A ideia em realizar um show no alto de um prédio surgiu através do Paul McCartney, baseado na iniciativa pioneira da banda Jefferson Airplane, inserida no filme One A.M., de Jean-Luc Goddard e D. E. Pennebaker. McCartney achou a ideia fantástica para o fechamento do projeto Get Back/Let it Be.

Antes da ideia apresentada por McCartney foram cogitadas as possibilidades em tocar nas ruínas de Pompéia (Itália) e na Roundhouse em Londres, mas estas ideias não avançaram. John e Paul concordavam que a apresentação deveria ser em um local exótico, não anunciado e em pleno horário de almoço.

Muitas histórias, verídicas ou não, são especuladas. Dentre elas, podemos citar o fato de George Harrison deixar claro que não incluiria nenhuma de suas composições neste show e a presença da polícia, chamada pelos comerciantes da região, solicitando para que o som fosse abaixado.

Foi necessário repetir algumas músicas, pois se tratava de uma filmagem. Get Back, por exemplo, foi tocada quatro vezes, com o objetivo de escolher posteriormente a melhor captação de áudio e vídeo.

Neste derradeiro show foram inclusas as seguintes músicas: Get Back, Don't Let Me Down, I've Got a Feeling, One After 909, Dig a Pony, God Save the Queen,  um trecho de I Want You (She's So Heavy), A Pretty Girl Is Like a Melody e Danny Boy. Além dos quatro integrantes dos Beatles, Billy Preston participou nos teclados. Três das músicas tocadas neste show foram utilizadas por Phil Spector para compilar o álbum Let It Be, sendo: Dig a Pony, I've Got a Feeling e One After 909.

No vídeo abaixo podemos assistir um excerto deste show com a música Don't Let Me Down de Lennon e McCartney.

Até o próximo Mundo da Música

Maestro Adailton Pupia