em

Um empresário pode ser honesto e ingênuo ao mesmo tempo?

 

Diferencial

No meio corporativo algumas transformações fizeram com que coisas consideradas básicas se transformassem em diferenciais. A honestidade, por incrível que pareça, em alguns setores é uma delas. Há empresas em que quando a pessoa age com honestidade, ela está fora da curva, é uma exceção. Mas porque a pessoa se dá bem então? Simples, ela não mistura ingenuidade com honestidade. Agir com ingenuidade é acreditar que todo mundo vai agir com boa fé. É imaginar que seus concorrentes não agiram com deslealdade para atingi-lo.

 

*****

Cor-de-rosa

É acreditar que todos agirão como você o faria numa determinada situação. É achar que as pessoas vão se pautar por princípios éticos e que o relacionamento será sempre saudável, ou pelo menos deveria ser. Essa é a característica daquele empresário que age com ingenuidade. Ele acredita que o mundo será cor-de-rosa e fica apostando o seu negócio, a sua empresa, como se isso um dia se transforme em verdade. O problema é que a empresa quebra e o empresário fica frustrado. A diferença fundamental é que ele deve sempre agir com honestidade, mas nunca com ingenuidade.

 

*****

Desleal

Ele deve antever os movimentos da concorrência. Ele deve identificar quais são as possibilidades de ataque, ainda que sejam desleais. E para todas elas, ele deve ter um plano de defesa, mas nunca de ataque na mesma moeda. Ele não pode corresponder deslealdade com mais deslealdade porque então ambos, concorrente e empresário, se colocam num mesmo nível: o da baixaria. Resumindo, aja com honestidade, mas nunca com ingenuidade. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.