em

Veja os destaques da Coluna DC de terça-feira (12)

Alep terá painel multimídia e leitor biométrico

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) avança na modernização e transparência dos atos no Poder Legislativo. Comandada pelo presidente Ademar Traiano (PSDB), o 1º secretário Plauto Miró (DEM) e o 2º secretário Ademir Bier (PMDB), a Comissão Executiva promove na próxima sexta-feira (15) um processo licitatório para a aquisição de um painel multimídia, além de terminais de votação com leitor biométrico para registro de presença dos parlamentares em Plenário e monitores para acompanhamento dos projetos e requerimentos da pauta de votações. A mudança dos equipamentos ocorre para aumentar a interação com o sistema de informática do Legislativo, permitindo a publicação instantânea dos dados repassados ao Portal da Transparência.

 

Vamos registrar a candidatura não por vontade própria, mas de um conjunto de parlamentares que entendem que reunimos o perfil que a Casa necessita para a presidência. Rogério Rosso (PSD), deputado federal e candidato à presidência da Câmara após a renúncia de Cunha.


‘Amado e odiado’

O blogueiro Johnny Willian Soares é o novo ‘cidadão honorário’ de Ponta Grossa. O projeto de lei é do vereador Paulo Cenoura (PSC) e foi aprovado ontem (11) por unanimidade na Câmara. Em sua fala, o parlamentar justificou que Johnny é ‘amado  e odiado’ por suas considerações. “Ele é fruto da política e dos políticos”, completou. O vereador Marcelo Careca (PR) lembrou que antes o blogueiro “não gostava” do prefeito Marcelo Rangel (PPS) e agora “gosta”. Johnny não tem formação em jornalismo e escreve um blog político desde 2009.

 

Tocha Olímpica

Os vereadores da oposição foram derrotados ontem (11) na Câmara. Eles queriam ouvir o chefe de gabinete da Prefeitura de Ponta Grossa, Ricardo Linhares, sobre os gastos de R$ 136 mil com a passagem da Tocha Olímpica, na próxima sexta-feira (15). Por 11 votos a 6, a proposta de levar Linhares à Câmara foi rejeitada. O vereador George de Oliveira (PMN) aproveitou a ocasião para criticar a passagem da tocha e os gastos. Para ele, a tocha é apenas “um pedaço de pau pegando fogo” e o dinheiro deveria ser usado na valorização do esporte.

 

‘Pedaladas’

O vereador Antonio Laroca Neto (PDT) foi à tribuna da Câmara ontem (11) para mostrar a cópia de um recibo do Banco do Brasil que traz a transferência de R$ 1 milhão de um fundo destinado ao Mercado da Família para o pagamento do funcionalismo municipal. “É uma verba específica para o fundo, o prefeito não poderia ter feito isso”, completou o vereador, que citou a transferência como ‘pedalada’, lembrando, portanto, a causa do afastamento da presidente Dilma Rousseff. Laroca disse que vai levar a denúncia ao Ministério Público.

 

Legislativo atuante

O pré-candidato à Prefeitura de Ponta Grossa pelo PPL, Leandro Soares Machado, analisou ontem (11) que a Câmara Municipal deve conter pré-candidatos capazes de garantir um “legislativo atuante. O PPL conta com uma chapa composta por cerca de 20 nomes, mas os nomes serão definidos em convenção. Segundo ele, a legenda terá nomes representativos. Compreendemos uma certa impaciência, porém somos da opinião que o eleitor merece o melhor para poder votar, justificou Leandro. Atualmente, o PPL não tem representantes na Câmara Municipal.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.