Marketing e Negócios
Vender só com engajamento orgânico em rede social é para negócios muito pequenos

Primeiro acredito ser pertinente esclarecer o que é engajamento orgânico, caso você não esteja familiarizado com o tema. A maioria das redes sociais permite que você crie uma conta grátis para seu negócio e comece a postar lá sem custo algum. A pergunta é: esses posts vão atingir quantas pessoas? Isso é o chamado "engajamento orgânico", é quando existe engajamento (curtidas, comentários, ações) das pessoas nas publicações de uma página de forma orgânica, gratuita, sem investimentos em anúncios.

No início das grandes redes, como facebook e instagram tudo que era postado chegava para todos os seguidores. Hoje isso não acontece mais, por uma série de motivos, o principal deles é que o volume de itens postados é tão grande que é impossível entregar tudo para todos. Outro motivo relevante é que essas empresas são negócios, como qualquer outro, e precisam faturar para manter a operação funcionando.

Ao longo dos últimos meses, estudando sobre o assunto, atendendo as mais variadas empresas e segmentos, cheguei à essa conclusão. Focar em produzir muito conteúdo orgânico (sem anúncios) só encaixa em três tipos de negócios: 1) infoprodutos, 2) empresas muito pequenas que funcionam basicamente com uma ou duas pessoas ou 3) empresas estruturadas que conseguem manter uma equipe dedicada exclusivamente para produção de conteúdo para rede social.

É essencialmente importante você entender que, quando eu falo conteúdo para rede social, não estou falando em postar propaganda 3X por semana, eu falo conteúdo interessante e relevante, que entrega valor genuíno para seus seguidores. Vídeo com dicas de saúde para uma nutricionista, infográfico com comparativo entre

Rede social é sobre relacionamento, não é um portal de anunciantes para empresas postarem o quanto seus produtos/serviços são maravilhosos. Mas sim, você pode usar a audiência das pessoas que estão lá organicamente (buscando conteúdo) e fazer anúncios. Mas para isso, você não precisa postar propaganda 3X por semana, você precisa fazer anúncios.

Mesmo quem tem um grande número de seguidores e um grande alcance orgânico, só escala em vendas, de maneira agressiva, com investimento pesado em anúncios.

 

Lucas Ribas, o autor é CEO da Agência yard.