Coluna ADI Paraná
Vim, vi, venci
Divulgação
Paulo Pimentel (Foto: Divulgação)

“Vim, vi, venci” conta a história do ex-governador Paulo Pimentel que assumiu o Governo do Paraná com apenas 37 anos. O livro, que será lançado na próxima segunda-feira, 11, em Curitiba, é narrado pelo empresário e escrito por Cleverson Garrett. “Eu quis mostrar o Paulo Pimentel de antes da história que todos conhecem, ou seja, sua infância, juventude, formação familiar. Revisitei toda sua fascinante trajetória de vida”, explica Garrett.

Paraná

Nascido em Avaré (SP), Paulo Pimentel relata como chegou em São Paulo, ingressou na Universidade do Largo de São Francisco e conseguiu seu primeiro emprego como advogado na Votorantim. Logo, casou-se e foi trabalhar na usina da família Lunardelli em Porecatu. “Desde cedo, ficou muito claro para mim que só́ se adquire posição aperfeiçoando-se. Consciente disto, trabalhava com afinco”. O convite para ocupar a Secretaria da Agricultura foi o primeiro passo para assumir o governo do Estado e assim fazer de Curitiba a sede para a construção do seu império, referência em comunicação no sul do país.

Pacto Federativo

O presidente Jair Bolsonaro e os ministros Paulo Guedes (Economia) e Onyx Lorenzoni (Casa Civil) entregaram mais três PECs que deram sequência às reformas pretendidas pelo governo. Os presidentes Davi Alcolumbre (Senado) e Rodrigo Maia (Câmara dos Deputados) receberam  as propostas do novo Pacto Federativo, da emergência fiscal, que define gatilhos automáticos de contenção de gastos dos poderes públicos em caso de crise financeira da União, estados e municípios, e a que revê a vinculação de receitas dos 281 fundos públicos em vigor atualmente.

Inovação

Inovação é a chave para o crescimento do Brasil. O custo e a falta de financiamento são os dois fatores que mais dificultam avanços, segundo levantamento da CNI Brasil. O deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) fez alerta à necessidade de avanço apresentada pelas industrias brasileiras, "Precisamos fortalecer a indústria, maior geradora de riqueza do país. Por mais incentivos em ciência e tecnologia".

Repar

Com grande interesse de investidores, a venda do primeiro grupo de refinarias da Petrobras ficou para 2020, E a grande estrela do conjunto de refinarias é a paranaense Presidente Getúlio Vargas, a Repar, em Araucária, na região metropolitana de Curitiba. A apenas 1h30 do Porto de Paranaguá e a menos de três horas do Porto de Itajaí, dois dos principais do país, a Repar é tida como a mais estratégica de todo o conjunto de oito unidades que serão privatizadas.

Dia das Cataratas

Será realizado neste domingo (10) mais uma edição do #CataratasDay. A data celebra o aniversário de oito anos da eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das Novas 7 Maravilhas da Natureza e busca fortalecer Foz do Iguaçu como um dos principais polos turísticos da América do Sul. Os moradores de Foz do Iguaçu e cidades lindeiras ao Parque Nacional do Iguaçu terão acesso gratuito às cataratas para compartilhar fotos e vídeos nas redes sociais.

Moro temido

Em dez meses, o ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança) virou o terror das facções criminosas. Em números atuais, Moro já isolou 307 bandidos de facções em presídios federais. O ministro vai ser agraciado com o título "honoris causa" do Centro Universitário Dinâmica Cataratas durante o encontro dos ministros de segurança do Mercosul.

Contra as drogas

A deputada Christiane Yared (PL) alertou sobre os riscos do uso de entorpecentes, uma das principais causas de morte no trânsito. "É um problema de saúde pública e a preocupação é quanto o processo em julgamento no STF pela descriminalização do porte e uso de drogas. Nosso medo é que isso abra uma brecha para a liberação total das drogas", disse Christiane Yared ao participar da marcha contra as drogas,

Mundo Senai

Para despertar interesse pelas profissões industriais, a Fiep, através do Senai do Paraná, promove a 11ª edição do Mundo Senai nos dias 21 e 22 de novembro. O encontro oferece oficinas, palestras, workshops, feira de profissões e orientação profissional,

Conservação

A PR-092, entre Jaguariaíva, Arapoti, nos Campos Gerais, até Wenceslau Braz, no Norte Pioneiro, passa por revitalização executada pelo DER-PR. Mais de 82 mil moradores das três cidades serão atendidos com as melhorias. “As três cidades vão poder contar com uma rodovia em melhores condições para escoar sua produção, principalmente de soja, trigo e milho, sem falar em suas criações de aves e rebanhos de suínos e bovinos”, diz o secretário Sandro Alex (Infraestrutura e Logística).

Redução

O presidente Jair Bolsonaro comprou a ideia do senador Oriovisto Guimarães (Pode-PR) e propôs o fim dos municípios com menos de 5 mil moradores e arrecadação menor que 10% da receita total. Pela proposta, esses municípios terão que ser incorporados pelo município vizinho.  No Paraná, serão 95 municípios a menos.

Injeção

A economia paranaense vai girar R$ 12,7 bilhões referente ao 13° salário. O valor, apurado pelo Dieese, corresponde a 5,9% do total benefício no Brasil e 35,3% da região Sul. O montante representa ainda 2,8% do PIB estadual. São cinco milhões de trabalhadores que receberão o 13º salário, equivalente a 6,22% do total que terá acesso ao benefício no Brasil. Em relação à região Sul, equivale a 35,04%.

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.