em

Workshop ensina jovens a identificar e combater fake news

Iniciativa realizada pela DePropósito Comunicação de Causas é um dos dez projetos brasileiros selecionados e apoiados pelo Pacto pela Democracia. O impacto que as notícias falsas geram na democracia será tema de um workshop com jovens estudantes de Curitiba e Região Metropolitana. De iniciativa de jornalistas da DePropósito Comunicação de Causas, a atividade foi eleita entre 211 propostas brasileiras para compor o conjunto de 10 Diálogos Democráticos que serão realizados pelo Brasil.

Projeto Democracia de Verdade

O Pacto pela Democracia elegeu o projeto “Democracia de Verdade: deletando as fake news” como uma das duas iniciativas apoiadas no sul do país. O objetivo é educar jovens de ensino médio e futuros eleitores para reflexão sobre o tema e orientação para cidadania, já que as chamadas fake news possuem 70% a mais de chance de “viralização” do que as notícias verdadeiras e o Brasil é o país que mais acredita em conteúdo informativo falso no mundo: 62% dos brasileiros confiam em informações inverídicas.

A oficina visa enriquecer o debate sobre pluralidade e diversidade

A oficina foi realizada na Elo Apoio Social e Ambiental como parte das comemorações pelo Dia da Juventude no dia 14 de agosto passado. Cerca de 60 jovens de até 18 anos serão beneficiados, incluindo 40 aprendizes do ONG Elo, 12 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e 10 alunos de escolas particulares. Segundo a jornalista fundadora da DePropósito, Ester Athanásio, o objetivo é enriquecer o debate com mais pluralidade e diversidade de público. “Acreditamos que a troca de experiências entre esses jovens de realidade distinta é fator determinante para eficiência da dinâmica que estamos propondo, assim como a diversidade de opiniões é fundamental para saúde do ambiente democrático”, comenta. A escolha pela faixa etária também é proposital.

Entender como uma notícia falsa é construída e divulgada

Durante o workshop, os participantes debatem o impacto das fake news na política e entendem como uma notícia falsa é construída e divulgada. Os jovens também têm a oportunidade de ouvir especialistas de diferentes áreas. O Doutor em Educação e professor de História Daniel Medeiros dá exemplos de fatos históricos que foram alterados em razão da circulação de notícias falsas, enquanto a Mestre em Direitos Humanos e fundadora do Instituto Aurora, Michele Bravos, discute como essas notícias afetam a garantia de direitos. Com experiência na administração pública, a Mestre em Políticas Públicas Natalie Unterstell comenta o prejuízo que a gestão pública sofre a partir da circulação de informações inverídicas e o jornalista Rogério Galindo, fundador do Plural, ressalta a importância da liberdade de imprensa e da cobertura das eleições sem fake news. A iniciativa conta com o apoio do Instituto Aurora e Elo Apoio Social e Ambiental e oferece certificado de quatro horas de formação.

Mais informações: depropositocomunica.com

 

Curtas:

* Tecnologia reduz em 50% o tempo operacional do RH .Registro de ponto digital da Pontomais permite que o fechamento de folha seja feito em apenas um dia. Um recente estudo realizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) mostrou que para cada um 1% de investimento na área tecnológica obtém-se 7% de aumento na lucratividade da empresa a médio prazo. Diante disso, a Pontomais, empresa líder em tecnologia de RH inova ao trazer soluções digitais para departamentos de RH, diminuindo a burocracia e dando mais tempo para que o RH seja um espaço para gestão de pessoas. Mais informações: https://pontomais.com.br

* Procura-se Químico/a Especialista no desenvolvimento de fragrâncias para multinacional em fase de instalação no Paraná. Vivência no segmento e com treinamento em casas de fragrâncias, além do domínio do idioma inglês para conversação e disponibilidade para viagens internacionais: 41-99123-7933

 

Frase:

“Estilo é algo que não se compra; ou você tem ou não tem” (Autor desconhecido).

 

Hamilton Fonseca|Seleção de Executivos|Fusões & Aquisições|[email protected]

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.