em

Música brasileira ganha sotaque português com Ohanna

Chris, Hugo e Léo compõem Ohanna (Divulgação)

O músico ponta-grossense Chris Souza está colhendo agora os frutos de um trabalho que ousou iniciar em ano de pandemia, ao lado de dois amigos. O nome do projeto é Ohanna, e consiste em uma banda de pop/reggae luso-brasileira, que lançou em janeiro seu primeiro EP (extended play), está produzindo o segundo, e lança nesta quarta-feira (10), às 18 horas, novo videoclipe. Ao lado de Chris, que é baterista, estão Leomaristi dos Santos (baixista do duo Anavitória, e ex-Tiago Iorc) e o jornalista e vocalista português Hugo Rocka.

Chris vive em Lisboa desde 2004 e, ao longo dos últimos anos, adquiriu experiência no mercado musical lusitano. Aos poucos ele foi amadurecendo uma ideia que agora está totalmente formada, com o encontro do trio.

“O pop português é muito baseado no rap e na música tradicional portuguesa, mas há muito consumo de música brasileira desse gênero, como Melim, Vitor Kley e Anavitória. Estamos usando a vibe mais dançante do reggae, porém com a doçura da escrita brasileira”, explica Chris. Segundo ele, o português de Portugal é muito “acidentado”, e para trazer as características da música brasileira, as canções são todas compostas em português brasileiro e suas letras são transcritas depois para o português de Portugal.

A banda começou com Chris e Leo, amigos há cerca de 20 anos. Leo segue atuando no duo Anavitória, e alterna sua presença entre Brasil e Portugal para dar vida a Ohanna. As primeiras gravações começaram há cerca de dois anos e os primeiros lançamentos dos singles foram no ano passado.

Som brasileiro faz sucesso entre portugueses (Divulgação)

Sílabas e gerúndios

“Optamos pela simplicidade, pelo orgânico. A ideia é criar através da música a capacidade ideal de embalar as mensagens das canções, sem esquecer do sotaque, da divisão silábica do português de Portugal e, claro, sem perder aquela pitada pop brasileira”, diz Léo.

Para o vocalista Hugo Rocka, a interpretação do português do Brasil não é a parte difícil. O desafio maior é na conjugação verbal. “No Brasil usa-se muito o gerúndio. Às vezes há mesmo a necessidade de alterar palavras ou mesmo algumas frases”, comenta o músico que dá voz a Ohanna.

Lançamentos

No dia 29 de janeiro a banda lançou seu primeiro EP “Mau Loa”, que significa “Eternamente” em havaiano. São quatro temas que falam de amor, compostas pelos brasileiros Rogério Bastos e Rogério Wack (da banda ponta-grossense Diorama).

Nos próximos meses o grupo irá lançar o segundo EP, “Caderno do Mar”, que vai contar com cinco músicas leves e alegres com a proposta de embalar o verão português. Um dos singles deste EP, contará com composição de Paulo Novaes (autor do hit “Perdoa” do duo Anavitória).

O projeto Ohanna

“Ohanna tem sua origem no idioma havaiano, e significa ‘família’ e “nunca abandonar”. Esse conceito encontra eco nas primeiras canções lançadas pela banda. O single “Amanhã”, divulgado em abril de 2020, acabou resultando em uma grande coincidência. A composição vinha sendo trabalhada há meses, mas o lançamento ocorreu justo quando a pandemia de covid-19 era o tema principal no mundo. A letra que diz que “amanhã será melhor / o destino sabe de cor”, foi escrita pelo experiente compositor brasileiro Rogério Bastos, que compôs também os dois temas seguintes. O último desses três singles, intitulado “Mesmo Lugar” contou com a participação especial de Jeff Pinas e Mari Jacintho (guitarrista e tecladista do duo Anavitória, respectivamente), e também do músico Junior Mouriz (ex-Seu Jorge).

Saiba mais sobre Ohanna

Facebook: https://facebook.com/ohannabanda

Instagram: https://instagram.com/ohannabanda

Soundcloud: https://soundcloud.com/ohannabanda

Youtube: https://www.youtube.com/c/Ohanna

Website: https://ohannabanda.com/

Ohanna lança nessa quarta, 18h, o videoclipe do tema “O Amor Quis Assim”, single do EP “Mau Loa”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.