em

“SAÚDE”

Lílian Yara de Oliveira Gomes

CRP  08/17889

 

 

 

Muitas vezes pensamos sobre saúde e nem sempre nos apercebemos o que realmente estamos fazendo para a garantia da mesma.

Qual o significado de “saúde”? A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.

A “saúde resulta de vários fatores que se conjugam em prol da harmonia biopsicossocial e espiritual do ser humano”.

A nossa saúde depende de inúmeros fatores: “poluição do ar e das mudanças climáticas”; das “doenças crônicas e não transmissíveis”; “pandemia de gripe, nos mais variados tipos”; “cenários de fragilidade e vulnerabilidade”; “resistência microbiana”; “vírus, como o Ebola, por exemplo”; “atenção primária à saúde”; “relutância em se vacinar”; “Dengue”; “Despreparo acerca das doenças sexualmente transmissíveis”; “HIV”; etc. Itens estes, todos apontados pela  Organização Mundial da Saúde (OMS) que  tem metas ambiciosas para 2019. Entre os objetivos da agência da ONU, está a ampliação do acesso e da cobertura de saúde para atender a 1 bilhão a mais de pessoas na comparação com números atuais. A instituição também quer garantir que 1 bilhão de indivíduos estejam protegidos de emergências de saúde”. E, como garantir tais metas, se a educação está deficitária, o acesso a bens e serviços essenciais é precário em nosso país?

E quanto à saúde mental? “A Organização Mundial de Saúde afirma que não existe definição "oficial" de saúde mental. Diferenças culturais, julgamentos subjetivos, e teorias relacionadas concorrentes, afetam o modo como a "saúde mental" é definida. Saúde mental é um termo usado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional. A saúde Mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica. Admite-se, entretanto, que o conceito de Saúde Mental é mais amplo que a ausência de transtornos mentais".
“Saúde Mental é o equilíbrio emocional entre o patrimônio interno e as exigências ou vivências externas. É a capacidade de administrar a própria vida e as suas emoções, dentro de um amplo espectro de variações sem contudo perder o valor do real e do precioso. É ser capaz de ser sujeito de suas próprias ações sem perder a noção de tempo e espaço. É buscar viver a vida na sua plenitude máxima, respeitando o legal e o outro”. (Dr. Lorusso – Psiquiatra – In Doctoralia).

“Saúde Mental é estar de bem consigo e com os outros, aceitar as exigências da vida, saber lidar com as boas emoções e também com as desagradáveis: alegria/tristeza; coragem/medo; amor/ódio; serenidade/raiva; ciúmes; culpa; frustrações. Bem como reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário”.

Os itens seguintes,  foram apontados pela Secretaria de Saúde Pública do Estado De São Paulo, em 2019, como critérios de saúde mental:
1. Atitudes positivas em relação a si próprio
2. Crescimento, desenvolvimento e autorrealização
3. Integração e resposta emocional
4. Autonomia e autodeterminação
5. Percepção apurada da realidade
6. Domínio ambiental e competência social.

Importante também, cultivar pensamentos otimistas, baseados no amor, na ação fraterna, na esperança de solidariedade, de ternura, de empatia, de maneira a sentir-se integrado, compreendendo as adversidades da vida e tendo atitudes conscientes que possam levar ao equilíbrio físico e mental.

E, concluo com Fernando Pessoa:

“Não vieste à terra para perguntar

Se Deus, a vida ou morte existem ou não.

Pega a ferramenta para trabalhar

Pondo na tarefa cada pulsação

Ferramenta tens, não procures em vão-

Saúde, fé em ti, arte eficiente,

Capacidade, poder de expressão,

Coração sensível e força da mente”. (Fernando Pessoa)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.